Pastoral Familiar é implantada na Paróquia São José em Montadas-PB

Postado em 27/06/22 às 12:014 minutos de leitura528 views

A equipe diocesana da Pastoral Familiar esteve presente na Paróquia São José, em Montadas, no último dia 19 de junho. O momento marcou a implantação da Pastoral Familiar na referida Paróquia. O Rito de implantação aconteceu durante a Celebração Eucarística presidida pelo Pároco, o Padre Francisco Possiano.

O Diácono Valério dirigiu algumas palavras durante a Missa: “Caríssimos irmãos e irmãs, reverendíssimo Padre Francisco Ponciano, hoje nos reunimos diante de Deus e de sua igreja, para implantação da pastoral familiar, tomados pois pelas palavras de Jesus “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). Reconhecemos que este ponto não é a chegada, conclusão dos objetivos enquanto missionários, e sim o ponto de partida para a missão. A missão que é feita com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e as mãos daqueles que ajudam. Queremos assumir nossa missão de batizados de anunciar o reino de amor, o reino de Deus, somos seres imperfeitos, mas tomados de coragem pela ação do Espírito Santo possamos dizer; eis nos aqui Senhor, faça-se em nós o teu querer.”

E continuou: “Querido povo de Deus, agentes da pastoral familiar, missionários; ser membro de uma pastoral é ser obediente ao chamado de Deus, e com isso contribuir para a mudança na sua comunidade, é estar mais próximo das pessoas e das famílias e ajudar na compreensão das necessidades em espírito de equipe. Amar e servir com alegria, deve ser o sentimento de todos nós que servimos a Cristo, que somos por eles chamados e enviados para missão, pois quando tomados pelas incertezas, tempestades e vendavais que costumam nos atingir na jornada, lembremos as palavras do Senhor: coragem, não tenham medo. Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos, coragem.”

Padre Possiano dirigiu breves palavras e exortou a todos a seguirem firmes na missão do evangelho que nos chama: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue sua cruz diária e siga-me. Porque quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim, este a salvará” (Lc 9, 23-24). Após 9 meses de preparação, damos mais um passo para ajudar as famílias na sua missão.

Os casais Juliana e Geovaneto, Nena e Zuca, que fazem parte da comissão diocesana, estiveram representando a pastoral e proferiram as seguintes palavras: “a Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possam existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Nossos parabéns a Paróquia São José, por este tão importante passo para a missão; a Pastoral Familiar abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Por fim, o Padre Possiano deu uma benção de envio para os missionários da Pastoral familiar.

Informações e fotos: Diácono Valério Costa

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia