“Esta é a dinâmica de Deus”: Dom Dulcênio celebra na Festa do Perpétuo Socorro em Campina Grande

Postado em 24/06/22 às 22:113 minutos de leitura567 views

     Dom Dulcênio Fontes de Matos presidiu à Santa Missa na noite desta sexta-feira na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro Acácio Figueiredo, conhecido popularmente como Catingueira. A celebração está inserida no contexto das festividades da padroeira, que iniciou no dia 19 de junho e durará até o próximo dia 27 do mesmo mês.

     Dom Dulcênio refletiu sobre a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, solenidade que se celebra neste dia, buscando contemplar a imagem de Jesus Rei e Pastor. Para Dom Dulcênio, em Jesus se cumprem as promessas do Pai, outrora feitas aos primeiros pais e aos profetas, um pastor que apascenta as ovelhas com inteligência e sabedoria. Para ele, duas são as características fortes da passagem bíblica: inteligência e sabedoria.

     “A inteligência – refletiu o Bispo – é o conhecimento da profundidade do outro”. Conhecer a profundidade é saber o que se passa na vida de cada um e procurar manifestar a sua misericórdia e bondade em todas as situações, revelando a sua presença na vida dos homens. Dom Dulcênio afirmou que o “Senhor, Bom Pastor, conhece as nossas debilidades, os nossos cansaços, as nossas misérias. Sabe de que “barro” somos feitos, das nossas necessidades, e se oferece como nosso alento”.

     “A sabedoria – para Dom Dulcênio – é um dom divino de saber ver as coisas com o profundo olhar de Deus”. Por isso, a segunda característica manifesta também a grandiosidade de Deus que não se prende às superficialidades, mas vai a fundo no discernimento do bem para o homem. E, ainda, ajuda as ovelhas cansadas, carregando-as em seus ombros: “ao invés de reconduzir a ovelha desgarrada por vias violentas, quem sabe até, sob castigos e pancadas, põe-na aos ombros”.

     Dom Dulcênio conclui a homilia lembrando que “esta é a dinâmica de Deus, o Rei que governa no amor, e, por isso, faz festa, alegra-Se com os amigos”. Em todas as circunstâncias Deus age com inteligência e sabedoria, de modo a não deixar as ovelhas sem um norte e sem proteção, como agiu na vida de Maria. Ele, amando os homens, salva a todos pela misericórdia do seu coração, como afirmou Dom Dulcênio: “O Seu cetro e o Seu cajado são a Sua Cruz redentora, por meio da qual salvou a todos, quando ainda éramos pecadores: isto é prova mais que suficiente de Seu amor por nós”.

Texto – Sem. Humberto Carneiro

Fotos – PasCom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)