Pe. Fernando Jacinto é empossado na Paróquia de Juazeirinho – PB

Postado em 23/06/22 às 22:514 minutos de leitura721 views

Dom Dulcênio Fontes de Matos deu posse, na noite desta quinta-feira, 23 de junho, ao Pe. Fernando Jacinto Dias, na Paróquia de São José, com sede na cidade de Juazeirinho – PB, que também abrange a cidade de Tenório – PB. Seguindo o ritual próprio, foi feita a leitura da Provisão Canônica e, perante o seu novo rebanho, o Pe. Fernando fez o seu juramento de fidelidade, onde se dispôs a seguir e proclamar fielmente as verdades da fé da Igreja. Fizeram-se presentes muitos fiéis das duas cidades que compõem a Paróquia, bem como fiéis de outras comunidades da Diocese.

Em sua homilia, o Bispo diocesano fez um resgate da história narrada no Evangelho sobre o anúncio e o nascimento de São João Batista e fez a ligação com o nascimento de Jesus, quando Maria visita a sua prima Isabel e santifica João no ventre. Este momento, em especial, gerou alegria para as mães, especialmente para Isabel, dado que, segundo Dom Dulcênio, “o Precursor, por uma graça especial de Deus, conheceu a presença do Senhor e lhe prestou homenagem de adoração”. Dom Dulcênio lembrou a importância dada no relato evangélico ao nome João, que quer dizer “graça de Deus” e afirmou que “como Isabel concebeu esse filho por favor da divina graça, não pela natureza, gravaram no nome do menino a memória desse benefício”.

Lembrou ainda que o testemunho de São João nos inspira a também viver na fidelidade ao Evangelho, afirmando que “diante de João Batista encontramo-nos com um homem coerente! Ele exige conversão pelo testemunho de vida e pela pregação. Convida-nos a preparar os caminhos do Senhor pela prática da justiça”. E fez um pedido a Deus de que a vida dos homens seja sempre um anúncio do Cristo: “Que o exemplo do Batista nos ajude a também anunciar Jesus Cristo com uma vida, de fato convertida”.

Falando ao povo sobre seu novo padre, recordou que muitos sacerdotes já passaram pela Paroquia de Juazeirinho, e cada um deixou “sua marca, sua entrega e seu amor em prol do Reino”. Por isso, pediu aos paroquianos que procurem conhecer o seu Padre e o sigam, uma vez que ele é extensão da obra de Cristo.

Discorrendo sobre a gravidade do ministério sacerdotal na vida do povo, alertou os fiéis sobre aqueles falsos pastores, que agem de improviso, falsificando uma salvação: “Vivemos cercados de “pastores” improvisados. Jamais serão poucas cautelas. O tempo é de renovação, mas está havendo também o tempo dos que prometem mais, de precipitações e liquidações”. E acrescentou: “PRUDÊNCIA! As novidades devem ser sempre confrontadas com a voz do Pastor”.

Por fim, convidou a todos a unir-se numa só causa, a causa do Reino. Lembrou a todos que apenas a fidelidade à causa do Reino pode unir a todos na construção de uma Igreja solidária e missionária: “A sensibilidade dos fiéis de uma comunidade paroquial, quando genuína, tende a tornar-se cada vez mais missionária, juntos, leigos e pastores, ou seja, Bispo, padres e diáconos deixarem-se conduzir pelo espírito de conquista, porque o desígnio de salvação cristã é de unidade e unicidade”.

Texto – Sem. Humberto Carneiro

Fotos – PasCom paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia