Dom Dulcênio publica Mensagem às famílias

Postado em 22/06/22 às 21:593 minutos de leitura389 views

Confira na íntegra a carta de Dom Dulcênio, Bispo Diocesano de Campina Grande e Bispo Referencial para a Comissão Vida e Família (Regional NE II – CNBB):

DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS

BISPO DIOCESANO DE CAMPINA GRANDE

Campina Grande, 21 de junho de 2022.

Estimadas famílias,

Ao sabermos que o termo vocação deriva do verbo latino "vocare" – chamar, somos convidados a perceber que o primeiro chamado de Deus para as criaturas é a tornarem-se, pelo sacramento do Batismo, filhos Seus. Muito embora, entre os batizados, alguns são chamados a dar a Deus a sua existência através de uma consagração sacerdotal ou religiosa, doam-se outros ao Senhor no sacramento do Matrimônio, doando-se entre si no amor conjugal. Isso porque a vida matrimonial também se configura como uma vocação, como um chamado de Deus.

A vocação é uma realidade que compromete toda a vida. Mas, como o viver é uma realidade subjetiva, vemos que a vivência vocacional matrimonial também possui as suas particularidades, conformes às circunstâncias e ambientes em que é desenvolvida. Porém, o essencial jamais pode faltar: a realização da vontade de Deus, que consiste na nossa santificação, que, como uma adesão nossa à graça, é fator componente da salvação. A vocação e missão matrimoniais são um "caminhar junto" de uma pequena comunidade cristã que, pelo amor e pela fé, se reúne para ser agradável a Deus, que quer que todos se salvem, conhecendo a verdade (cf. 1Tm 2,5). De mãos dadas, esposo, esposa e filhos conhecendo Deus e, neste conhecimento primordial, conhecendo-se em suas subjetividades, sejam iluminados por Cristo e, amando-se mutuamente, santifiquem-se e salvem o seu lar.

É nesta consciência que está para acontecer o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, de 22 a 26 de junho, com o Papa Francisco, com o tema "Amor familiar: vocação, vida e santidade". Será um momento agraciado não somente para os que estarão fisicamente com o Romano Pontífice, mas também para as famílias cristãs que, geograficamente distantes, se unirão entre si e com a grande família de Deus, a Igreja. Como Bispo Diocesano de Campina Grande e como referencial para as famílias do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), faço votos de que as reflexões que antecedem e se desenvolverão nestes dias permeiem o seio de cada lar onde se reúnem as igrejas domésticas e que os efeitos deste magnânimo movimento das famílias de todo o mundo, sejam inculcados largamente no tesouro dos valores da vida em família.

Na caridade de Cristo, desejo toda sorte de bênçãos sobre os lares cristãos, sobre os esposos e filhos, enfim sobre todos os membros das nossas famílias.

DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS

Bispo Diocesano de Campina Grande

Bispo Referencial para a Comissão Vida e Família (Regional NE II – CNBB)

Imagem da notícia