Dom Dulcênio Fontes de Matos discursa no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Postado em 19/05/22 às 17:016 minutos de leitura458 views


Nesta quinta-feira (19), os bispos, arcebispos e o administrador diocesano do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), logo cedo celebraram a Santa Missa na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, onde se encontra o Túmulo do Apóstolo dos Gentios.

O segundo compromisso dos prelados, na parte da manhã, disse respeito as reuniões junto aos Dicastérios da Cúria Romana, onde visitaram o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e o Dicastério para os Leigos, Família e Vida; neste último, Dom Dulcênio Fontes de Matos que responde pelo Setor Vida e Família, e Dom Manoel Filho que responde pelo Setor dos Leigos, participaram com algumas exposições.

No decorrer do encontro, os bispos foram acolhidos pelo Prefeito, cardeal Kevin Farrell que deu as boas-vindas aos sacerdotes e falou-os acerca deste novo dicastério criado pelo Papa Francisco. O cardeal Kevin é auxiliado pelo brasileiro, o Padre Alexandre Awi Mello e as dras. Linda Ghisoni e dra. Gabriella Gambino.

Discurso de Dom Dulcênio

O bispo referencial para a Vida e Família no Regional NE 2, e bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, apresentou na sala do dicastério, um relatório acerca das atividades concernentes ao seu setor no regional. Dom Dulcênio, abordou o panorama da Pastoral Familiar destacando a presença da mesma em todas as dioceses e arquidioceses do Regional, falou também das ações desenvolvidas no período de pandemia:

“Devido a emergência sanitária ocasionada pela pandemia, nossa Comissão seguiu o exemplo da Comissão Nacional e se utilizou dos meios digitais para continuar atuando. Assim sendo, modificamos nossa forma de agir, nos reinventamos confiantes que o Senhor se faz presente ao barco, passamos a utilizar cada vez mais as plataformas digitais de modo a ouvir, animar e articular as comissões diocesanas (com reuniões mensais) e consequentemente, as atividades paroquiais”, relatou.

O bispo de Campina Grande também falou sobre a experiência piloto para a realização da formação pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF), investindo na formação dos agentes através do referido instituto. “Podemos celebrar os resultados: 68% dos inscritos nas três fases do curso de formação básica já concluíram e estão certificados”, disse.

Também tratou de expor que a Comissão esteve empenhada a estudar e divulgar as propostas pontifícias e os subsídios oferecidos para o Ano Família Amoris Laetitia: “Estamos vivendo intensamente este ano que é de estudo da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, de oração e valorização da família!”.

Concluiu seu discurso dizendo que mediante as dificuldades da pandemia, a Comissão para a Vida e Família seguiu firme acreditando e confiando na presença de Jesus Cristo: “tivemos a segurança de continuar a avançar para as águas mais profundas, aprendendo novas maneiras, nos reinventando. Nessa caminhada, o apoio da Comissão Nacional, dos agentes da Comissão Regional, de cada bispo diocesano e os Agentes das Comissões Diocesanas e Paroquiais, foi importantíssimo para a evangelização das famílias”, findou.

Impressões e diálogo

Após a exposição feita por Dom Dulcênio, o secretário do Dicastério, padre Alexandre Mello, disse ter sido importante tomar conhecimento das exposições feitas pelo bispo acerca das atividades desenvolvidas pela Pastoral Familiar e o setor como um todo no Regional; segundo o padre, o trabalho da Pastoral Familiar no Brasil, é uma benção, por funcionar tão bem.

A subsecretária, Dra. Linda Ghisoni, respondeu perguntas feitas por Dom Dulcênio acerca de uma melhor capacitação para o acompanhamento das famílias em segunda união; o bispo indagou ainda sobre o que precisa ser feito para avançar ainda mais no estudo e aplicação da exortação Amoris Laetitia; e falou de um desafio explicando que existem dificuldades nas famílias no tocante a transmissão da fé às gerações futuras, nesse intento Dom Dulcênio questionou como orientar e ajudar os pais a terem acertos.

Para responder ao bispo, a doutora explicou que para melhor compreender a Exortação é importante um trabalho consistente nas famílias desde a preparação dos filhos, a fim de que cresçam ouvindo falar de matrimonio e da vida religiosa, isso favorecerá às crianças e consequentemente as famílias.

Ainda segundo a Doutora Linda Ghisoni, quando o assunto são as novas uniões, é necessário um acompanhamento mais próximo às famílias nessa condição; segundo a subsecretária, esse tema está no coração do Papa e ele deseja que todos tenham vida plena no evangelho. No tocante a última indagação feita por Dom Dulcênio, Linda, respondeu que a fé dos pais é um sustento, e um alicerce para a vida dos filhos.

“Quando as crianças com 5 ou 6 de idade começarem a perguntar quem é Deus e o porquê da morte, é preciso que os pais tenham uma fé forte para responder a esses grandes questionamentos e só assim, as crianças crescerão consistentes na fé católica”, respondeu.

O Presidente do Regional, Dom Paulo Jackson, também perguntou à Doutora como o dicastério poderia ajudar no tocante ao planejamento familiar a partir dos métodos naturais. Ghisoni respondeu que é necessária uma estratégia pastoral para trabalhar esse tema, conscientizando as famílias sobre o planejamento responsável.

Convite para o Congresso Eucarístico

A pedido do Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o bispo de Campina Grande, dom Dulcênio entregou em mãos o convite do 18° Congresso Eucarístico Nacional (CEN), ao Prefeito, cardeal Kevin Farrell.

O Congresso será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o regional nordeste 2 da CNBB, de 11 a 15 de novembro e tem como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46).

Por: Ascom Diocese CG
Apoio Ascom da CNBB NE 2

Por: Ascom Diocese CG | Correção: Padre Márcio Henrique e Prof Beatriz Macedo
Com informações e fotos: Dom Dulcênio

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)