Domingo do Bom Pastor: Missa na Catedral e na Paróquia de S. J. Paulo II e N. Srª de Fátima

Atualizado em 10/05/22 às 10:585 minutos de leitura


No IV Domingo da Páscoa, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu missa na Catedral pela manhã e, à noite, participou da Trezena de Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia de São João Paulo II, no bairro do Aluízio Campos; na mesma ocasião, à noite, o bispo também crismou 65 jovens e adultos.

Quem esteve também presente nessa missa da noite, na Paróquia de São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima, foi o bispo emérito de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva, que foi acolhido por Dom Dulcênio com muita alegria, assim como pelo Pároco, Padre Rodolfo, o diácono Marco Danillo e toda comunidade paroquial.

Homilia dominical

Na reflexão preparada para esta liturgia, Dom Dulcênio falou que este domingo é propício para rezar por todos os padres e bispos que pastoreiam suas comunidades; lembrou que a figura do pastor é um sinal do amor de Deus; também rezou pelas mães, uma vez que neste dia 08 é comemorado o dia delas, e pediu à comunidade que esteja sempre atenta como ovelha obediente à voz do pastor.

“Nós fazemos parte do rebanho de Deus, somos uma assembleia que nos reunimos em torno do Bom Pastor, Jesus Cristo; se estivermos sempre reunidos em Cristo, seremos conduzidos às fontes de agua viva, não por merecimentos, pois somos limitados, mas sim, porque temos um pastor que nos ama e morreu por nós”, destacou.

Ao falar do pastoreio de Nosso Senhor Jesus Cristo, o bispo lembrou que a relação entre ovelha e pastor se dá a partir da obediência; nesse intento, pediu ao seu povo que seja sempre fiel aos mandamentos e a voz de Jesus Cristo, que é representada pela igreja em seus ministros e pastores.

Na parte da manhã, concluiu sua pregação aludindo a Nossa Senhora como a Mãe das mães, a Mãe do Bom Pastor, a divina Pastora: “Maria Santíssima é a onipotência suplicante, porque tem poder para interceder por todos os seus filhos; ela é a Mãe das mães. Eu rezo neste dia por todas as mães, especialmente por todas as que sofrem. Peço pelas mães solteiras, pelas desempregadas e por todas as que lutam. Também lembro todas as mães que estão no céu e que já cumpriram sua missão aqui na terra”, findou.  

Crisma na paróquia do Aluízio Campos

À noite, além de proferir o mesmo ensinamento, Dom Dulcênio dirigiu aos jovens e adultos crismandos no Aluízio Campos, uma palavra de ânimo, e disse que a Luz de Cristo esteve com eles desde o batismo, fortalecendo-os no decorrer da caminhada.

Palavras de Dom Genival

O bispo emérito de Palmares-PB dirigiu uma palavra aos jovens e adultos que foram crismados, destacando a figura do padrinho e da madrinha, uma vez que Dom Genival esteve apradinhando uma pessoa da comunidade.

Dom Genival, lembrou que a escolha de um padrinho ou madrinha é algo importante, significativo para ambos, tanto para quem convida como para quem acolhe o convite. Segundo Dom Genival, a escolha do padrinho/madrinha é um sinal divino: “Houve algo que falou a vocês na escolha do padrinho e da madrinha; que nenhum padrinho esteja distante de seu afilhado”, comentou.

Por: Ascom | Correção: Padre Márcio e Beatriz Macedo
Fotos: Pascom Catedral (Fabrício Santos) e Pascom SJ Paulo II e N. Sra de Fátima (Thiago Albuquerque)

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Fotos: Pascom SJ Paulo II e N. Sra de Fátima (Thiago Albuquerque)

Comentários (0)