Formação para o Clero destaca o cuidado com a saúde mental

Atualizado em 10/05/22 às 10:323 minutos de leitura

Com o objetivo de refletir e trabalhar a saúde mental dos presbíteros e a atualização constante de temas e estudos dos padres, a Diocese de Campina Grande promoveu, entre os dias 03 e 05, um encontro de Formação Permanente para o Clero, que foi realizado no Centro Diocesano Dom Luis Gonzaga, no bairro do Tambor; o encontro reuniu mais de 100 presbíteros e alguns diáconos.

A formação foi proferida pelo professor e Psicólogo Gutenberg Germano Barbosa, que destrinchou a saúde mental com foco na logoterapia, isto é, a parte da psicologia que estuda a busca do sentido. O Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, participou de todo encontro e desejou que os padres aproveitassem ao máximo a formação, a fim de voltarem as missões mais renovados.

“É um tema muito pertinente e exige de nós uma reflexão aprofundada. Foi muito proveitoso o encontro, espero que todos saiam conscientes de sua missão tendo zelo pela sua própria vida”, relatou o bispo.

O Professor Gutenberg, trabalhou aspectos da análise existencial, fundamentando, a partir de um aparato histórico, as bases da logoterapia, destacando também o valor da pessoa humana, ressaltando que o gênero humano é voltado para o cuidado. O professor abordou tópicos da auto realização enfatizando a busca pelo sentido da vida, fundamentando boa parte de seus ensinamentos na abordagem do neuropsiquiatra austríaco que criou o método da logoterapia, Victor Frankl.

Por: Ascom | Correção: Padre Márcio
Fotos: Bruno Oliveira e Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)