Bispo celebra na Catedral e na Paróquia de São José, em Areial-PB

Atualizado em 03/05/22 às 15:135 minutos de leitura931 views

No III Domingo da Páscoa, o Evangelho apresentou Jesus à margem do mar de Tiberíades ao aparecer, ressuscitado, aos Apóstolos, ocasião em que Pedro reconhece Jesus, é interpelado pelo mestre, recebe a ordem de apascentar as ovelhas e o convite determinante: “Segue-me”.

A partir desse Evangelho (Jo 21,1-19), o bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, pregou sobre a obediência do amor, em missa presidida na Catedral pela manhã, no dia 01 de maio: “É preciso antes obedecer a lei Deus que aos homens. Estas palavras ditas pelos Apóstolos inspiram que, por detrás do imperativo deixado pelo Senhor, deve existir o amor a Deus amadurecido em nossa relação com Ele”, disse.

Ainda na Catedral, refletiu na cena trazida pelo texto bíblico que aponta Jesus e Pedro; segundo o bispo, é preciso lançar-se aos braços do mestre e somente nele viver: “Deparar-se com o Cristo Ressuscitado, encontrá-Lo e até mesmo lançar-se ao mar como sinal de indignidade, é a razão cônscia de quem se dispõe como Pedro a lançar as redes para as águas mais profundas da obediência. Ao Cristo, o Vencedor do pecado e da morte, a glória, o poder e a eternidade por todo o sempre”, concluiu.

Missa em Areial-PB

À tarde, o bispo esteve na Paróquia de São José, em Areial-PB, onde participou de procissão pelas ruas da cidade e presidiu missa na matriz. A essa comunidade refletiu sobre o legado do glorioso pai de Jesus, que no dia 01 de maio, é festejado sob o título de São José Operário. O prelado destacou que São José, respondeu com amor ao seu chamado, porque o amor foi a condição para reconhecer a presença de Deus.

Adiante, o bispo falou sobre o tema da festa: “São José, amparo nas dificuldades”, e explicou que o pai de Jesus é o amparo das necessidades do tempo atual:

“Em nossos dias sentimos povos, em muitas nações imersas nas trevas. A hora presente faz supor uma manifestação cada vez mais clara da força intercessora de São José; a humanidade, em boa parte, tem dado as costas a Nosso Senhor Jesus Cristo, percebe-se claramente uma situação de decadência da humanidade. O mundo caminha para o abismo. Diante da triste realidade, busquemos o amparo de São José”, comentou.

Concluiu sua homilia, pedindo aos fiéis que confiem na providência e na onipotente intercessão de São José, lembrando também todos os trabalhadores e os que porventura suplicam a graça de um emprego:

“Que São José, seja para todos nós, o intercessor, o mediador poderosíssimo, o mestre mais sábio entre os trabalhadores e trabalhadoras, o defensor incansável das famílias, o amigo e protetor sempre fiel. ‘Ide a José e fazei o que ele vos disser!’; ele vos levará atravessando altaneira e vitoriosamente, perseguições e batalhas, ao Reino dos Céus”, findou.

Por: Ascom | Correção: Beatriz Macedo e Padre Márcio
Fotos: Pascom Catedral e Pascom de São José, de Areial-PB

Fotos da Catedral:

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Fotos de Areial: