Vigília Pascal: Eis a luz de Cristo!

Atualizado em 25/04/22 às 21:435 minutos de leitura651 views

“A Páscoa é o novo e eterno dia do mundo”! Afirmou Dom Dulcênio.

A Vigília das Vigílias é celebrada no Sábado Santo, chamado também de Vigília Pascal, que antecede o domingo da Ressurreição de Jesus. Esta celebração remete à espera de Jesus sobre a morte. Na Catedral de Campina Grande, o bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a vigília com a presença de centenas de fiéis na noite deste sábado (16).

Esta celebração é envolvida de simbolismo, a saber cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

Na homilia desta solene celebração, o bispo pregou com fulgor a maior e mais vibrante notícia de todos os tempos: Cristo vive! Nesta pregação também, o bispo explicou a riqueza de todo simbolismo da Vigília Pascal e ensinou que Jesus Cristo é a luz eterna.

“É Ressureição! Nosso Senhor Jesus Cristo, voltando à vida, à libertação plena, transmitindo-nos sua própria luz, assim como, a chama do Círio Pascal, acesa a partir do fogo sagrado, vai sucessivamente acendendo as velas que vocês tinham em mãos apagadas desde o início da celebração litúrgica, para significar que Jesus é a luz do mundo e quem O segue “não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”, pregou.

“A Ressurreição de Cristo é a razão de nossa fé” – prosseguiu o bispo – enfatizando que, a partir deste evento histórico, o ser humano, agora redimido, é capaz de enfrentar como um episódio transitório, os tormentos da morte, pois, considerando-a em função da eternidade, o tempo que medeia entre ela e a ressurreição é nada.

Concluiu sua reflexão, dizendo que Deus agiu com bondade para com o ser humano ao ressuscitar Jesus Cristo: “Esta noite de Páscoa, luminosa como um pleno meio dia, nos trouxe a certeza absoluta da bondade de Deus ao nosso respeito. Esta não é só a noite da nossa Ressureição de Jesus Cristo; é, também, a noite da nossa ressureição. Nós somos o Corpo de Cristo ressuscitado. Por isso, mesmo devemos viver como Cristo. Devemos frutificar como Cristo”.

Por: Ascom | Correção: Profª Beatriz Macedo e Padre Márcio
Fotos: Bruno Oliveira
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=yqaIaVPPEeo 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)