Diocese inaugura o novo prédio do Propedêutico

Postado em 25/03/22 às 17:328 minutos de leitura829 views

25 de março de 2022 será uma data que entrará para a história na Diocese de Campina Grande, pois, neste dia, na Solenidade da Anunciação do Senhor, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos abençoou e inaugurou o novo prédio do Seminário Propedêutico em solene celebração que reuniu padres, diáconos, seminaristas, religiosos e o povo de Deus, autoridades, e demais convidados. Presente também nesta celebração, o Bispo Emérito de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva. Nesta mesma ocasião, os dez novos jovens propedeutas foram apresentados e acolhidos.

Homilia

Na homilia, o bispo agradeceu a Deus por este ditoso momento, lembrou que, ao chegar na diocese, passou a ter um cuidado especial com a formação dos futuros padres, destacou também que a inauguração do novo prédio do propedêutico foi um dia muito aguardado.

“Há quatro anos estávamos a esperar por este dia! Deus ouviu as nossas orações. Buscamos a orientação e encontramos – permitam-me dizê-los – os meios adequados. Tudo se deve, evidentemente, à Providência Divina, que escolheu a hora e o modo de dar a resposta às preces e anseios, não só do Bispo, mas dos formadores e dos próprios seminaristas. E fez surgir no caminho uma luz. Pensamos na ajuda que a Conferência Episcopal Italiana – CEI, que ocorreu positivamente. Além do trabalho que se realiza na nossa Diocese em favor da formação dos seminaristas e do clero, mediante o apoio ao Seminário com a Obra das Vocações Sacerdotais – O.V.S”, assinalou.

Dom Dulcênio ainda agradeceu aos padres, que de suas respectivas paróquias, tem contribuído com a missão, prezando pela unidade e respeito ao plano pastoral; fez referência a equipe vocacional destacando o esforço dos padres e seminaristas que acompanham os jovens que desejam ser ingressar no seminário, e finalizou sua homilia apontando para a Solenidade da Anunciação do Senhor quando disse que cada seminário é uma anunciação:

“Este Seminário S. João Maria Vianney é luz para “outros Cristos” hoje anunciados, outros salvadores, pelas mãos maternais da Medianeira de todas as graças, Mãe das Vocações e da própria vida sacerdotal. Se cada Ordenação Sacerdotal é como o Natal de um novo Cristo, cada Seminário que se inaugura é uma nova anunciação, pois nele estarão, em gestação e virão à luz, ‘outros Cristos’”.

Consagração dos países da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria

Ao final da missa, o Senhor Bispo, em comunhão com o Papa Francisco, rezou o Rito de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, uma vez que os países se encontram em guerra.

De Roma, o papa rezou a oração na tarde de sexta-feira, 25 de março, na Basílica de São Pedro, durante a celebração da Penitência às 17h locais (13h horário de Brasília). O mesmo ato, no mesmo dia, será, portanto, realizado por todos os bispos do mundo.

No Angelus de 13 de março passado, o Papa havia convidado toda a Igreja a rezar: “Peço a todas as comunidades diocesanas e religiosas que aumentem os momentos de oração pela paz”.

Na aparição de 13 de julho de 1917 em Fátima, Nossa Senhora havia pedido a consagração da Rússia a seu Imaculado Coração, afirmando que, se este pedido não fosse atendido, a Rússia espalharia “seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”. Os bons, acrescentou, “serão martirizados, o Santo Padre sofrerá muito, várias nações serão destruídas”.

Daqui de Campina Grande, a Diocese, na pessoa do seu Pastor, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o clero, Dom Genival e todo povo de Deus, rezaram pela paz dos dois países e pediu pelo Santo Padre.

Sobre o novo prédio

O novo prédio do propedêutico é fruto de um projeto encaminhado pela diocese à Conferência Episcopal Italiana (CEI), que subsidiou uma parte do valor, bem como da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), organismo vivo da Diocese de Campina Grande e que tem objetivo manter a formação no seminário como um todo.  O prédio começou a ser construído em maio de 2021 e ficou pronto para acolher os jovens propedeutas neste mês de março de 2022. A sua construção faz parte de uma das iniciativas alusivas ao jubileu dos 75 anos da diocese.

O novo prédio do propedêutico apresenta uma estrutura de primeiro andar e, no térreo, é composto por uma capela que terá como padroeiro São José, dois banheiros sociais, um refeitório, uma cozinha e uma despensa. No primeiro andar, o prédio é composto por uma sala de convivência, quarto do Reitor, um quarto de hóspede e onze quartos para os seminaristas propedeutas. Na parte externa do prédio, está sendo construída uma cisterna e uma lavanderia anexa ao prédio.

Por: Ascom | Correção: Beatriz Macedo
Fotos: Bruno Oliveira e Padre Haroldo