Chega ao fim a visita Pastoral do bispo em Monteiro-PB

Atualizado em 28/06/22 às 13:434 minutos de leitura553 views

Parece que foi ontem que começou a visita pastoral de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande, à Paróquia de Nossa Senhora da Dores, com sede na cidade de Monteiro-PB, esse é um dos sentimentos dos católicos monteirenses que viveram dias ditosos com a presença do Pastor no meio deles; o bispo percorreu inúmeras comunidades, sítios e povoados.

Além desse sentimento, houve quem muito desejasse que essa visita levasse mais dias, pois a paróquia viveu momentos abençoados e históricos. Mas, em tom de gratidão, o bispo, os padres da Paróquia e os fiéis católicos renderam graças a Deus por esses dias tão intensos e cheios de fé que culminaram com o encerramento neste domingo pela manhã, quando na ocasião Dom Dulcênio presidiu a Santa Missa do III Domingo da Quaresma, e também se reuniu com a juventude da paróquia.

A Santa Missa

Com a igreja repleta de fiéis, Dom Dulcênio presidiu a Santa Missa na matriz, que foi concelebrada pelos Padres Isaías e Artur, contando com a presença dos seminaristas que auxiliaram na celebração; para este III Domingo da Quaresma, o bispo falou sobre a Constância de Ser de Deus.

“Diante da nossa inconstância, temos a fidelidade eterna de Deus, que nos alcança pelo Seu Amor, e, simultaneamente, nos interpela à uma resposta, num, sempre cabível a nós, espírito de conversão”, essas foram as palavras iniciais da pregação do bispo que aprofundou a temática da sua homilia na conversão.

Segundo o bispo, a conversão é o movimento do homem à perfeição do Ser de Deus e ao seu constante e fiel amor, sendo, portanto, um convite diário feito por Jesus à sua igreja, reforçado ainda mais nesse curso quaresmal. “Diante da plenitude do Ser de Deus, que nunca se furta a nós, se nos eximimos do Seu amor, restar-nos-á a fome, a escuridão, o nada, a perdição, a morte eterna”, destacou.

E concluiu sua homilia, lembrando que Deus oferece muitas oportunidades neste caminho da vida, lutando sempre pela alma humana: “Não desperdicemos o nosso hoje; não deixemos de escutar a voz de Deus, principalmente pela Quaresma, pois como disse Bento XVI: ‘cada um de nós é convidado por Deus a uma mudança de vida’”, concluiu.

Encontro com a Juventude

Após a missa, o bispo se reuniu com membros do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e da Pastoral da Crisma. Inicialmente, os representantes das equipes apresentaram ao prelado o modo como acontece o funcionamento das atividades. Por sua vez, Dom Dulcênio agradeceu ao empenho dos jovens e pediu aos catequistas que se mantenham firmes com a chama acesa, a fim de iluminar a vida de tantos outros jovens. O bispo também mencionou a necessidade dos Sacramentos na vida dos cristãos, destacando o Sacramento da Confissão.

Visita Pastoral

A visita pastoral ou canônica é a visita oficial que o bispo faz a uma determinada paróquia, a fim de verificar a sua realidade pastoral. É previsto pelo Código de Direito Canônico (396-398) e tem por objetivo, analisar, avaliar os trabalhos pastorais e confirmar os irmãos na fé. Desde as primeiras comunidades cristãs os bispos já visitavam comunidades fundadas por eles.

Por: Ascom | Correçã: Padre Márcio
Com informações e fotos: Sem. Douglas Junior e Pascom Paroquial