II Domingo da Quaresma: Bispo celebra em São José da Mata e na Catedral

Postado em 13/03/22 às 15:355 minutos de leitura680 views

O Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, celebrou Missa em preparação à Festa do padroeiro na Paróquia de São José, em São José da Mata, na noite do sábado (12), onde foi acolhido pelo Padre Saulo e por toda a comunidade. No domingo pela manhã, o bispo presidiu a missa do lar, na catedral pela manhã, que foi concelebrada pelo Padre Luciano e Padre Van Victor. O Diácono Ricardo trabalhou nos serviços litúrgicos junto aos seminaristas.

A liturgia da Palavra para este II Domingo da Quaresma apresenta o Evangelho da Transfiguração de Jesus e, na homilia pregada pelo bispo, um ensinamento desde à primeira leitura Gênesis 15, quando Abraão recebe a promessa de Deus de uma grande descendência; até ao Evangelho de Lucas 9.

Ao comentar a leitura do livro Gênesis, o bispo explicou que o episódio narrado pelo autor sagrado, trata-se de uma epifania de Deus a Abraão, que não estava pronto na fé ao expressar a sua dúvida sobre sua descendência, principalmente graças à sua idade avançada. Na espera de que Deus firme o compromisso, em primeiro lugar, aparecem aves de rapina, segundo Dom Dulcênio, é uma ilustração que significa o maligno, como ladrão, desejando subtrair, a todo custo, a aliança com Deus, atrapalhando-nos em nossa constante espera por Ele.

“Deus manifesta-Se num braseiro e numa tocha de fogo, fazendo, solenemente, o Seu juramento, mas somente Ele, e não o homem. Mas, por que só Deus? Porque o céu que nos espera, a glória prometida a nós, é puro dom. Não temos, em nós mesmos, forças para sustentar, sem a divina graça, um compromisso com Deus, tampouco alçarmos uma subida para uma sublime realidade”, disse.

Ao falar do Evangelho, Dom Dulcênio disse que a Transfiguração era a antecipação da glória de Cristo, significando também, que Jesus estava se preparando para a sua morte na cruz: “Na montanha do Tabor, o Cristo, antecipando a Sua glória, é transfigurado. Para a glorificação com Cristo, somos transfigurados a Ele. E para que isto aconteça, devemos mergulhar nos mistérios divinos, alimentando em nosso coração a fé pelo escutar o mesmo Cristo a quem somos desde já, e seremos plenamente semelhantes”, afirmou.

Concluiu sua homilia destacando que é necessário um caminho permanente na busca por Jesus Cristo, só assim nessa constante busca, o cristão será glorificado: “Muito mais fulgurante do que a manifestação de Deus a Abrão ou no Tabor está a Eucaristia, realidade que, no espaço e no tempo, nos faz pré-degustar a glória da eternidade. Com o findar desta Missa, será necessário que desçamos sem nos esquecermos do que aqui, pela fé, vimos, ouvimos e sentimos, nutrindo em nós o desejo e os caracteres da glória que nos espera”.

Por: Ascom | Correção: Beatriz Macedo
Fotos: Pascom Paroquial de São José da Mata e Pascom Paroquial da Catedral