Padres historiadores voltam a se encontrar para lançamento de livro

Atualizado em 15/03/22 às 22:374 minutos de leitura416 views

Um livro com recortes históricos da Diocese de Campina Grande está sendo produzido por uma equipe de padres historiadores, em alusão ao jubileu diamantino da diocese, que completa 75 anos em 2024, e como parte da preparação para este momento significativo, um livro está sendo pensado como forma de comemorar essas sete décadas e meia.

A reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) na Cúria Diocesana, foi o segundo encontro dos padres, os quais apresentaram os primeiros esboços das pesquisas que farão parte do primeiro volume dos livros a serem lançados. Sob a condução do Vigário Geral, Padre Luciano Guedes, a reunião contou também com a presença dos Padres Carlinhos, Rômulo Viana, Weslley Rangel, João Jorge e Fabiano Melo.

No decorrer da reunião cada padre trouxe um panorama do que foi produzido; num primeiro instante, o Padre Weslley Rangel apresentou ao grupo o seu artigo, que vai tratar do contexto da Igreja Católica na Paraíba no século XIX. Padre Fabiano Melo destaca em sua pesquisa, a referência bibliográfica de Boulanger de Albuquerque Uchôa, um dos autores que trazem subsídios e recortes da história do clero campinense, em sua obra “história eclesiástica de Campina Grande”, datado de 1964.

Mais um artigo a ser trazido neste volume será o do Padre Luciano Guedes, que contará sobre a “Campina Grande vista pelos Párocos antes do Bispado”, para isso, centrou sua pesquisa em três Monsenhores: O Monsenhor Sales, a quem vai chamá-lo de Reconstrutor; o Monsenhor Delgado, que será tratado como o Educador; e, por fim, o Monsenhor Severino Mariano, que será referenciado como o Organizador para a criação do Bispado.

O Padre Rômulo trará em seu artigo o contexto da criação da diocese em 1949, a mentalidade da época e as razões pelas quais foram criadas, bem como estruturação da Igreja Particular; Padre João Jorge vai falar sobre o primeiro bispo diocesano, Dom Anselmo Pietrulla, destacando as dificuldades encontradas, bem como as ações pastorais e as edificações.

O Padre Carlinhos prepara um recorte histórico sobre a vida do segundo bispo da diocese, Dom Otávio Aguiar; o autor pretende discorrer sobre o legado deixado por Dom Otávio, no campo da educação.

Para fins metodológicos e resolutivos, os padres resolveram estender um prazo de mais duas semanas para fechar esses artigos, enviarem para correção textual, e estabelecerem a logística de custos e distribuição. No dia 09 de março será realizada mais uma reunião de pauta para pensar no segundo volume a ser lançando.

Por: Ascom | Revisão: Padre Luciano Guedes
Fotos: Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia