Morre o Padre Eugênio Vital

Postado em 22/01/22 às 20:426 minutos de leitura1060 views

Faleceu neste dia 22 de janeiro, aos 86 anos de idade, o Padre Eugênio Vital Pereira, em decorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele estava internado na UTI do Hospital Antônio Targino desde o 15 de janeiro. Padre Eugênio era Vigário Paroquial na Paróquia do Rosário e prestava assistência à Comunidade Católica Obra Nova do Coração de Maria.

Com a notícia do seu falecimento, toda a Diocese de Campina Grande, na pessoa do seu Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, prestou as condolências e emitiu nota de pesar; inúmeras manifestações nas redes sociais também foram registradas. Às 15h foi realizada uma Missa de corpo presente na Igreja do Rosário, bairro da Prata.

Reunindo padres e diáconos, bem como seminaristas, religiosos, os familiares do padre falecido, consagrados e membros da comunidade Obra Nova, e o povo de Deus, a missa de corpo presente foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Luciano Guedes. O Bispo Diocesano não pôde se fazer presente por motivos de saúde.

O encarregado da pregação nesta missa exequial foi o Monsenhor Antônio Apolinário, que destacou o legado do Padre Eugênio e deixou uma mensagem de esperança aos familiares e todos os presentes. O Monsenhor Apolinário enalteceu a vida e a missão do Padre Eugênio, salientando que ele era um homem íntegro e simples, que amava o ministério sacerdotal:

“O Padre Eugênio viveu 15 anos do seu ministério e se destacou pela função da confissão, que jamais deixou de atender algum fiel. Foi um homem simples, era muito devoto de Nossa Senhora de Guadalupe. Ele cumpriu sua missão. Foi um padre acolhedor, humilde, decente. As pessoas o procuravam para ouvir seus conselhos”, disse o Monsenhor.

Após a missa, um cortejo seguiu para a cidade de Lagoa de Roça-PB, no brejo paraibano, onde o sacerdote foi sepultado no cemitério local.

Sobre o Padre Eugênio Vital

Padre Eugênio Vital nasceu em 16 de novembro de 1935, na cidade de Lagoa de Roça-PB; teve formação profissional em Filosofia e Teologia; no ano de 1954 casou-se com Hosana Nogueira Vital e construiu uma família com 4 filhos. Foi ordenado Diácono Permanente por Dom Manuel Pereira da Costa, sendo um dos primeiros homens casados a ser ordenado para o primeiro grau da Ordem, em 16 de dezembro de 1969, no Mosteiro de Santa Clara.

Exerceu boa parte do seu diaconato em Porto Velho-RO; ao lado de Hosana viveu um matriomônio fecundo que durou 50 anos; em 2005 ficou viúvo; no dia 12 de dezembro de 2006 foi ordenado Presbítero por Dom Jaime Vieira Rocha. Em 2014, por livre escolha, pediu a Dom Jaime para morar na Comunidade Obra Nova. Era muito devoto de Nossa Senhora de Guadalupe e costumava dizer: "Ser padre é a coisa mais maravilhosa que existe no mundo. Agora tem que ser um padre responsável, ter coragem de anunciar e gostar de anunciar a palavra de Deus”.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas
Fotos: Joaquim Urtiga

Apoio na construção da matéria e na cobertura: Comunidade Obra Nova e Pascom de São Sebastião de Lagoa de Roça.