Em São Sebastião do Umbuzeiro-PB, Bispo celebra no novenário do Padroeiro e realiza Crismas

Postado em 19/01/22 às 23:314 minutos de leitura614 views


Uma noite especial marcou o penúltimo dia (19) dos festejos alusivos a São Sebastião, em São Sebastião do Umbuzeiro-PB, na forania do Cariri II, quando na ocasião, o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa e crismou 46 jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Padre Marcos Souza, e também pelo Padre José Adauto, que foi padre na comunidade durante muito tempo. A celebração contou com o apoio dos seminaristas que auxiliaram no serviço litúrgico. 

Em suas palavras, o bispo refletiu a leitura do evangelho, falou também sobre a importância do Sacramento da Confirmação, desejou aos jovens força e perseverança na caminhada e apontou para São Sebastião como modelo de fé no seguimento a Jesus Cristo.

Primeiro, o prelado refletiu o evangelho de Mc 1.14 – 3,6, que marca o encerramento da primeira parte do ministério de Jesus na Galiléia. Já no início do texto Sagrado, as lideranças religiosas, representadas pelos fariseus e herodianos, tramam a morte de Jesus.

“Jesus, na visão deles, viola e ensina a transgredir a Lei de Moisés. Na passagem que ouvimos, o tema principal é, ainda, a Lei do Sábado. Jesus cura um homem que tinha a mão seca. Ao trazer o homem da mão seca para o meio, como que dizendo: “vem, participe da vida”, Jesus manda estender a mão. Mão estendida e curada. Vida recuperada em dia de sábado, conforme a Lei de Deus prescrita em sua originalidade”, ensinou.

Na segunda parte da sua reflexão, Dom Dulcênio deteve-se a falar aos jovens e adultos que estavam prestes a serem crismados, e explicando-lhes o sentido do sacramento, afirmou que a Confirmação tem o sentido de fortalecer a vida do cristão para a ação missionária.

“O Espírito Santo – No Batismo, o Espírito é dado como VIDA; na Crisma, é dado como FORÇA; esta força é dada aos crismandos, principalmente, com a finalidade de os tornar capazes de Viver em plenitude o Evangelho e nos tornar corajosos para a Ação Apostólica”, catequizou.

Adiante, refletiu com os crismandos a importância do testemunho cristão, lembrando que a Força do Alto está sobre eles e os impulsiona a irem além, a comunicarem a boa nova, a serem fiéis, tal como o soldado Sebastião:

“Costumo sempre dizer que o cristão não é melhor, nem pior que os não cristãos, mas devem ser diferentes. O grande exemplo é o santo padroeiro de vocês, São Sebastião. Ele vivia no meio dos pagãos, soldados e oficiais do exército romano, que eram sua companhia cotidiana. Não se deixava influenciar pelas opiniões contrarias a fé cristã e não se abalava pelas críticas e até calunias daqueles que não eram cristãos”, incentivou.

E, por fim, pediu aos jovens e a todo o povo de Deus, que se mantem firmes na fé, frente a esse mundo caótico e com sinais característicos do paganismo. Desejou, então, que Deus os abençoasse pela intercessão de São Sebastião.

Por: Ascom | Correção: Beatriz Macedo
Fotos: Pascom Paroquial
Transmissão: 
https://fb.watch/aEwyj8P7bG/

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)