Seminarista Douglas vivencia experiência missionária na Amazônia

Atualizado em 22/01/22 às 13:143 minutos de leitura636 views

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”, Marcos 16, 15; o último capítulo do Evangelho de Marcos revela uma ordem do ressuscitado aos discípulos, ir e pregar. Foi com essa disposição que o Seminarista Douglas Júnior, membro da Comissão Missionária Diocesana, foi enviado à Arquidiocese de Santarém, no Estado do Pará, para evangelizar as comunidades ribeirinhas, dentro de um projeto denominado de Experiência Missionária que reúne seminaristas do Brasil inteiro na região da Amazônia.

Atendendo ao chamado do Conselho Missionário do Seminarista (COMISE), e com o incentivo do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, a Diocese de Campina Grande esteve representada na pessoa do Seminarista Douglas Júnior que participou de uma intensa jornada missionária, com desafios enormes que foram desde à locomoção na região, maior parte delas pelo transporte fluvial, aos emaranhados caminhos florestais.

Em sua XIV edição, o evento trouxe como tema: ‘O Sangue e a água: Fontes de Salvação na Igreja’, e aconteceu entre 07 e 17 de janeiro na área pastoral missionária João Paulo II, às margens do Rio Amazonas, na mini-área do Urucurituba. Esta missão teve apoio da Comissão Nacional Missionária de Seminaristas e das Pontificias Obras Missionárias (POM).

Os missionários visitaram as famílias, participaram das celebrações junto às comunidades, deixaram sua mensagem de paz e enfrentaram as dificuldades próprias do local, como a geografia da região e a adaptação ao local.  Para o Seminarista, a experiência missionária em Santarém, foi ímpar e de grande valia, isto, porque lhe proporcionou tocar a realidade desafiadora da igreja no Brasil, em lugares longínquos que, por vezes, são desconhecidos pela maioria dos católicos.

"A experiência Missionária foi muito importante, pois foi uma oportunidade de vivenciar outras realidades desafiadoras da Igreja no Brasil, em uma região de várzea, onde os moradores têm um estilo próprio de vida e, nós como Missionários, adentramos neste ambiente para levar o Evangelho e conviver com eles.  Agradeço a Dom Irineu e a toda Arquidiocese de Santarém pela acolhida, assim como as comunidades em que fui recebido, São Ciríaco do Urucurituba, Piracaoera de Baixo e Piracaoera de Cima”, pontuou.

Com informações e fotos: Seminarista Douglas

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia