Festa do Padroeiro: Bispo celebra Missa na Paróquia de Lagoa de Roça-PB

Postado em 13/01/22 às 00:153 minutos de leitura713 views

A Paróquia de São Sebastião, que fica situada em Lagoa de Roça-PB, deu início as festividades alusivas ao seu padroeiro; a presente edição celebra 172 anos de tradição e fé, tendo seus festejos começados no dia 11 estendendo-se até o dia 20.

Na segunda noite do novenário, o presidente da celebração foi o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que foi acolhido com muita alegria pelos paroquianos locais, assim como pelo Pároco, Padre Fagner que concelebrou a missa e o diácono Helio que prestou assistência litúrgica auxiliada pelos seminaristas.

Na pregação feita à comunidade, logo a priori, o bispo refletiu sobre o chamado de Deus e a partir de questionamentos trabalhou a importância do cristão manter-se atento a verdadeira voz que chama à missão: “E a nossa resposta ao chamado? Estamos correspondendo ao chamado de Deus?”, indagou.

Segundo o bispo, o chamado é para todos, Deus chama em particular a determinada missão e espera uma resposta, mas tal resposta necessita de uma boa escuta, e conforme ensinou Dom Dulcênio, o fiel precisa discernir bem a voz do Senhor.

Na segunda parte da sua pregação, o bispo explicou o Evangelho Mc 1,29-39, ensinando que Jesus segue determinados critérios em sua missão. O Primeiro, é o critério da solidariedade com os necessitados, os fracos, os dominados por maus espíritos. O segundo critério é o da oração, e o terceiro é o de ir aos extraviados, procurar os afastados.

Na parte conclusiva da pregação de Dom Dulcênio, um momento voltado a refletir sobre a vida de São Sebastião. Contando sua história, sua firmeza e seus passos no testemunho cristão, o bispo disse que o martírio, tal como o de Sebastião, é um modelo de virtude”.

“O mártir é modelo de virtude, apologia da Igreja, garantia inquestionável de que ela anuncia a Verdade. Essas testemunhas, a começar dos Apóstolos, estendendo-se às multidões de outros mártires, todos os demais santos, que a história tem rejeitado até os nossos tempos, são a maior prova da presença viva de Cristo na Igreja. São Sebastião é um representante desta luminosa estirpe”, ensinou.

E concluiu pedindo que o exemplo de santidade e a audácia de Sebastião ajude o povo cristão da paróquia de Lagoa de Roça, a escutar bem o chamado, a viver segundo o Evangelho e a testemunhar se esforçando por levar uma vida semelhante à de Jesus.

Por: Ascom | Correção: Beatriz Macedo
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia