As tradicionais festas de São Sebastião

Atualizado em 11/01/22 às 07:504 minutos de leitura2434 views

Um santo com grande devoção no Brasil é São Sebastião, e na Diocese de Campina Grande algumas paróquias aludem ao patronato deste intrépido seguidor de Jesus Cristo; sendo 5 paróquias e uma Área Pastoral que carregam São Sebastião como padroeiro, além de inúmeras comunidades espalhadas pelo nosso território afora.

Em Campina Grande nós temos a Paróquia de São João Maria Vianney e São Sebastião, que fica no Alto Branco, ela celebrará seu padroeiro do dia 15 até o dia 20. O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos presidirá a abertura da festa.

Forania do Brejo

Na Forania do Brejo existem a Área Pastoral de Matinhas-PB, e a Paróquia da cidade de Lagoa de Roça-PB.

Na Área Pastoral de São Sebastião, na cidade de Matinhas, a festa começará no dia 09 de janeiro com a presidência de Dom Dulcênio às 10h, e o encerramento será no dia 20 com a missa presidida pelo Padre Antoniel.

Em Lagoa de Roça-PB, a festa é bastante tradicional, são 172 anos de muita devoção e fé; os festejos terão início no dia 11, seguindo até o dia 20 de janeiro.

No Agreste I

Na Forania do Agreste I, a Paróquia de Fagundes-PB, também celebrará a São Sebastião que é Co-Padroeiro, lá a festa começa no dia 11 e segue atéo dia 20 de janeiro.

No Cariri

Nas foranias do Cariri I e II, as festas de São Sebastião serão nas cidades de Gurjão, Amparo e São Sebastião do Umbuzeiro.

Na Paróquia de Gurjão-PB, a preparação para a festa começará no dia 06 com a peregrinação da imagem que virá das comunidades rurais, e na matriz, os festejos iniciam-se no dia 14 e seguem até o dia 20. O Bispo celebrará nesta paróquia no dia 18.

Na cidade de Amparo-PB, comunidade pertencente à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, (Cidade de Prata-PB), a preparação para a festa já começou com a peregrinação da imagem do santo desde o mês de novembro, percorrendo as diversas comunidades rurais; a festa na igreja de Amparo-PB começará no dia 11 e segue até o dia 20.

Ainda no Cariri, em São Sebastião do Umbuzeiro, a festa será de 10 a 20. O tema da festa deste ano é “São Sebastião, ensina-nos pelo Evangelho o Caminho da Caridade". No dia 19 o bispo celebra na festa e também realiza crismas.

Curimataú

Já na cidade de Picuí, outra grandiosa e tradicional festa de São Sebastião acontecerá na paróquia local; este ano de modo especial A paroquia celebra a festa dentro das comemorações dos 150 anos completados em 18/12/2021, por essa razão os paroquianos daquela localidade celebrarão com mais alegria e fervor nesta edição.

A abertura será no dia 14 e se estende até o dia 24. No dia 23 a tarde acontece a missa com o senhor bispo e logo após, a grandiosa procissão.

Sericar

Na Forania do Sericar, quem celebra é a Comunidade de São Sebastião que fica na cidade de Olivedos-PB, e pertence à Paróquia de Santa Ana, que tem sede em Soledade-PB; a festa da comunidade começa dia 11 e se estende até o dia 21 de janeiro.

Por: Ascom | Correção: Padre Márcio

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia