“Tu és Sacerdote para sempre” – Diácono Joseque é ordenado Padre

Postado em 08/01/22 às 02:348 minutos de leitura


O Diácono Joseque Vilela Borges foi ordenado Sacerdote para a Igreja, pela imposição das mãos e prece consecratória do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, em solene celebração que foi realizada na noite deste dia 07 de janeiro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, na cidade de Boqueirão-PB.

Padres e diáconos do clero diocesano e de outras dioceses, seminaristas, religiosos, familiares e amigos de Joseque Borges, a comunidade paroquial e autoridades do município se fizeram presentes nesta marcante ação de graças para a diocese e a paróquia de Boqueirão que viu mais um filho seu ser ordenado Padre.

Na homilia trazida para esta ordenação, o bispo falou sobre a missão árdua e prazerosa que o Neo Sacerdote irá desempenhar, ao tempo em que agradeceu pelo sim de Joseque, bem como, aos esforços empreendidos pela equipe formativa do Seminário Diocesano que tem colhido os frutos neste tempo.

Homilia

A primeira reflexão trabalhada por Dom Dulcênio foi sobre o envio do Sacerdote em missão; segundo o bispo, o Padre é chamado para anunciar o Evangelho, a salvação e ir procurar as ovelhas perdidas nos mais diferentes recantos do mundo.

“Para irdes pelos campos do Senhor. E aqui está, diante de vós, todo o campo da sua caminhada. Ir para levar o Evangelho. Ir para levar a beleza dos sacramentos, o aconselhamento, a presença de Deus transcendente, que se faz palpável na pessoa de cada um de vós. Para irdes procurar as ovelhas perdidas ou desandadas. Para irdes às favelas, aos bairros pobres, aos bairros de classe média e, se houver, de classe rica também. Todos são chamados para receber a presença dos escolhidos pelo Senhor. É assim que ireis. E ireis, segundo os discursos missionários, com a certeza de que não estareis sós. Eu estarei convosco. Assim: Eu estarei convosco todos os dias. Ide, pregai, eu estarei convosco”, pregou.

No segundo momento, debruçou sua pregação para explicar as leituras proclamadas, lembrou que o profeta ao ser chamado se torna servo de Deus e dos homens; e ao dirigir ao diácono lembrou-o que ele é um escolhido que o povo precisa dele.

“Hoje, você, Joseque, pelo Sacramento da Ordem Sacerdotal, se tornará esse Servo de Deus para sempre. Nunca esqueça que todos precisam de você, especialmente os pobres. Você será um Sacerdote do Senhor. Você entendeu, Joseque? Você foi escolhido entre tantos jovens, quem sabe, até, mais santos que você, apesar de suas fraquezas humanas; mesmo assim, Deus o escolheu e, claro, você, como Maria, disse SIM. É sublime o Sacerdócio, é sublime!”, disse.

Por fim, agradeceu novamente ao Diácono Joseque pelo SIM respondido e pediu ao futuro padre que abrace com entusiasmo a missão sacerdotal e as exigências da mesma: “Não fique somente com a alegria de ter sido chamado, mas, sim, tome consciência das exigências deste chamado e viva em conformidade com elas. A missão de Jesus prolonga-se e se atualiza, torna-se presente no aqui e agora e para os homens deste mundo concreto, por meio dos seus enviados, principalmente dos seus sacerdotes”, concluiu.

O Rito

Como segundo grau da Ordem, a ordenação presbiteral ou sacerdotal é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Sobre o Neo Sacerdote Joseque Moysés Barbosa Vilela Borges

Sua paróquia de origem é a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão. Em 2013, ingressou no Seminário cursando Filosofia e Teologia. Durante seus estudos, prestou trabalho nas seguintes paróquias: A Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro da Liberdade, a Paróquia de Santa Ana, na cidade de Alagoa Nova-PB, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pocinhos-PB. Exerceu seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Branca-PB. Joseque foi membro da Comissão Diocesana de Catequese e atualmente é membro do Vicariato para a Educação, Cultura e Universidades. Exerceu seu diaconato na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Branca-PB.

Em Carta Circular divulgada no último dia 17 de dezembro, o Padre Joseque foi nomeado como Administrador Paroquial na Paróquia de São Pedro, que tem sede em Caraúbas-PB, Forania do Cariri I, que também será responsável pela comunidade de Santa Ana, na cidade do Congo-PB. Sua posse está prevista para o dia 9 de fevereiro.

Por: Ascom | Correção: Beatriz Macedo
Fotos: Bruno Oliveira

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)