O Domingo da Sagrada Família de Jesus

Atualizado em 29/12/21 às 09:045 minutos de leitura644 views

Neste tempo litúrgico do Natal, a igreja devota especial atenção para a Sagrada Família de Nazaré, formada por Jesus e seus santos pais, Maria e José. E foi sobre a família que o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, se propôs a refletir neste domingo (26), ao presidir a Missa do Lar, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição.

Padre Luciano Guedes, Diác. Ricardo Soares, seminaristas e a equipe litúrgica serviram nesta celebração. Na assembleia o povo de Deus rezou e participou deste momento de fé; a missa foi transmitida pela Rádio Caturité e pelas redes sociais.

À tarde, o Bispo esteve na Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião da Lagoa de Roça, onde na ocasião crismou jovens e adultos durante uma missa que aconteceu num ginásio de esportes da cidade. Nesta celebração, o Bispo foi acolhido pelo Padre Fagner, o Diácono Hélio e toda a comunidade de fé.

Homilia

Dom Dulcênio destacou em sua pregação, a importância da família na vivência da Igreja, e para isso correlacionou a vivência familiar pautada na experiência com a Eucaristia, fonte de todo amor e vida. Segundo o Bispo, enxergar o Pão Eucarístico como alimento das famílias, é ver o sustento e o elemento essencial para a caminhada da fé.

“A família que vive nas sendas da fé é porta aberta ao Céu, por estar em contato constante com o que é Divino. Eis porque ser chamada de ‘Igreja Doméstica’. A Igreja deve ser família onde também as famílias se encontram. Igreja: família de famílias; família de Cristo composta por famílias que têm Cristo como o seu eixo. Ver a Eucaristia como alimento das famílias é ver, em simultâneo, que a Eucaristia, na vida do cristão, é um elemento insubstituível, um elemento essencial”, ensinou.

Seguiu ensinando que as famílias são chamadas à grande família Igreja para, alimentadas pela Eucaristia, entenderem-se na sua missão no mundo, para unir os seus membros, formando, assim, uma verdadeira comunhão de amor entre os seus componentes. Conforme o prelado, a Eucaristia alimenta as virtudes peculiares e necessárias às famílias cristãs.

“É a partir do fulgor da Eucaristia, celebrada pelas famílias cristãs como nobilíssimo evento, que as outras dimensões de um lar são iluminadas. No descanso, no lazer, na convivência, e, depois, também no trabalho, nos estudos e nos demais afazeres, a celebração ao menos dominical dos divinos mistérios na Santa Missa, deverá nortear a vida dos integrantes desta proto-sociedade vital denominada família”, pregou.

Terminou sua homilia pedindo as famílias que sempre busquem momentos para estarem juntas vivendo a fé e participando do banquete da salvação; concluiu também que a Sagrada Família é um grande modelo a ser seguido:

“A Eucaristia deve eivar as famílias, e, nisto santificá-las. Que aprendendo com a Sagrada Família, que tinha o Templo e as suas obrigações religiosas como necessidade de seu lar, as nossas famílias se primem para, na frequência à Igreja, alimentando-se da Eucaristia, inserir-se na comunidade de amor, a grande família de Deus, e, da mesma Igreja, se sintam responsabilizados”, terminou.

Por: Ascom | Correção: Padre Márcio
Fotos da Missa na Catedral: Joaquim Urtiga

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Fotos da Missa em Lagoa de Roça: Pascom Paroquial