4º Domingo do Advento: o Senhor está bem perto

Postado em 20/12/21 às 00:095 minutos de leitura1460 views

A Igreja celebrou neste final de semana (18 e 19), o IV e último Domingo do Advento, que traz na liturgia o Evangelho de Lucas 1,39-45, apresentando o ditoso encontro entre Maria e a sua prima Isabel. Na Diocese de Campina Grande, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu Missa em duas Paróquias, semeando a boa nova da esperança em Cristo Jesus.

A primeira celebração deste final de semana foi na paróquia da Santíssima Trindade, no bairro do Catolé, no sábado (18) à noite; nesta ocasião, o Senhor Bispo investiu 50 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. A segunda Paróquia visitada por Dom Dulcênio foi a Paróquia do Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Monte Castelo, no domingo (19) à noite, comunidade esta que vivenciando a festa dos Sagrados Corações, nesta ocasião o bispo celebrou a crisma de jovens e adultos.

A reflexão trazida pelo Bispo para este último domingo do advento foi uma mensagem repleta de expectativa para a grande festa do Natal de Nosso Senhor, que se aproxima. O Bispo lembrou que neste domingo a contemplação voltou-se para a Santíssima Virgem e Santa Isabel, em um momento marcado pela alegria e pelo profetismo.

“Quem era Isabel? Uma mulher velha e estéril, como caduco era o povo de Israel, que não produzia mais frutos senão o pecado. Israel, representado, agora por Isabel, mais tarde pela figueira, na aparência, era vistoso, mas infértil e, consequentemente, infrutífero, pois, nisso se transformou. Todavia, da mesma forma como Isabel gemia pela esperança, Israel possuía a expectativa da salvação, que virá por meio do filho da Mulher, o Prometido. Por tal motivo, ao ver Maria, Isabel, não obstante a sua idade e a sua gestação, corre, vai-lhe ao encontro, saudando a Mãe e o seu rebento, efusivamente”, ensinou.

No segundo momento, Dom Dulcênio lembrou que a mensagem principal do evangelho está neste encontro entre as primas Maria e Isabel. A visitação de Maria representou não apenas o sinal da gravidez da sua prima Isabel, mas o início da manifestação do amor de Deus para com o seu povo.

“‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Esta afirmação da anciã Isabel é o cerne, não apenas do Evangelho de hoje, mas de toda a vida de Maria. O júbilo da mãe do Batista não é pela visita da sua parenta, e sim pela chegada Daquele que é o sujeito, não só da sua espera de salvação, mas de todo o Israel. Naquele momento, a antiga desonrada pela esterilidade findada pela concepção milagrosa de João é rejuvenescida pela alegria que perpassa de Maria ao seu coração até chegar à criança que portava no ventre, aquele que viu o dia do Senhor e se alegrou, e, no término do desabono de Isabel, também Israel é chamado para a salvação, alegre e frutuosa; salvação que ganhou corpo no seio da Virgem Santíssima, a primeira dentre os salvos, a Imaculada em previsão dos méritos de seu Filho e Redentor”, refletiu.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas

Fotos: Pascom paroquial

Fotos da Missa na Santíssima Trindade

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia