Paróquias de Galante e Sumé-PB celebram Nossa Senhora da Conceição

Atualizado em 06/12/21 às 13:354 minutos de leitura499 views

A peregrinação do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos pelas paróquias que carregam Nossa Senhora da Conceição como padroeira, continuou neste final de semana, quando o Senhor Bispo esteve no Distrito de Galante, Forania Cidade Sul e na cidade Sumé-PB, Forania Cariri II.

Em Galante, o Bispo presidiu missa no sábado (04), concelebrada pelo Pároco local, Padre Gleidimar. Nesta comunidade, o Bispo investiu novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão; no domingo (05), esteve em Sumé-PB e lá presidiu a Missa que foi concelebrada pelo Pároco, Padre Claudeci, e pelo Vigário, Padre Naelson; em ambas celebrações, os seminaristas estiveram acompanhando Dom Dulcênio.

Homilia

Um dos primeiros pensamentos do Bispo durante sua homilia, foi lembrar que festejar Nossa Senhora da Conceição, nas paróquias que a trazem como padroeira, caso da paróquia de Sumé, é motivo de dupla alegria, isto porque se celebra a nível paroquial e a nível diocesano, uma vez que Maria sob a invocação de Senhora da Conceição é a padroeira da Diocese.

Também destacou que a comunidade paroquial é privilegiada por celebrar a padroeira dentro do Tempo do Advento, o que caracteriza como uma dupla preparação para o Natal: “Não existe o Natal sem Maria”, afirmou o Pastor Diocesano.

Ao refletir as leituras do II Domingo do Advento, Dom Dulcênio falou sobre a conversão, a qual todos os cristãos são chamados; apontando para o Evangelho proclamado, destacando a figura de João Batista, que teve por missão, preparar o caminho para a vinda do messias.

Segundo Dom Dulcênio, o discurso de João Batista sempre foi a proposta de mudança de vida aos corações daqueles que o escutavam. João Batista – ensinou o Bispo – foi um arauto que profetizou a chegada de Jesus, e pregou às pessoas o arrependimento dos pecados.

A liturgia deste domingo reforça o convite da igreja aos seus fiéis para um exame de consciência a fim de uma boa preparação para o Natal que se aproxima e, para tanto, Dom Dulcênio concluiu sua homilia refletindo sobre os caminhos que levam à queda, e propondo que o tempo do advento seja um tempo de mudanças de atitudes.

“Quantas vezes temos um coração, de maneira íngreme, muito escarpado pela arrogância, petulância, soberba, vaidade, apegos...? Ou, contemplando as nossas misérias, quantas depressões, tristezas e mágoas há em nosso interior e, percebendo tais mazelas, caímos na desesperança em nos vermos incapazes de resolver tais querelas sem o auxílio da graça? Advento é tempo de mudança, de melhoramento das atitudes. Não nos esqueçamos ou descuidemos deste passo importante: A conversão para recebermos Jesus”, comentou.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas
Fotos: Pascons Paroquiais

Fotos de Galante:
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Fotos de Sumé