23ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar foi realizada em Lagoa Seca-PB

Postado em 07/11/21 às 22:476 minutos de leitura1117 views

Após dois anos sem encontro presencial, a Pastoral Familiar do Regional NE 2 da CNBB voltou a se reunir no Convento de Santo Antônio, o Ipuarana, em Lagoa Seca-PB. Na ocasião, promoveu a vigésima terceira Assembleia Regional que contou com a presença dos Casais Coordenadores, Assessores Eclesiásticos e o Bispo referencial para a Vida e Família no Regional, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Acerca da Assembleia, ela começou na sexta-feira (05) à noite com a palavra acolhedora de Dom Dulcênio, que também palestrou e falou sobre o “Pão em todas as mesas”. O prelado refletiu que a mesa que o Senhor prepara todos os seus filhos, é o banquete eterno, que é antecipado e vivenciado toda vez em que se comunga da Eucaristia.

“Participamos deste banquete todas as vezes que recebemos a Santa Eucaristia, presença real de nosso Senhor! É a antecipação sacramental da festa da eternidade, do domingo sem fim que viveremos na presença do Ressuscitado. É que chamamos na teologia de o já e ainda não. Já temos posse dessa realidade, mas ainda não plenamente”, disse.

Adiante, a plenária avaliou o Plano Pastoral Missionário de 2021, que em meio ao quadro de pandemia, foi considerado positivo, uma vez que a pastoral seguiu suas ações. Além disso, Dom Dulcênio apresentou o novo Assessor Eclesiástico da Comissão Regional, que se refere ao Padre Elvis Feliciano, este que assume o lugar do Padre Ediberto.

No dia do sábado (06), a Assembleia foi bastante produtiva, com palestra proferida pelo Assessor do encontro, Padre Elvis Feliciano, que é da Arquidiocese da Paraíba. Trabalhos em grupo, tratamento do regimento interno e eleições para nova coordenação regional e a noite vivência fraterna.

Padre Elvis, no decorrer de sua explanação, falou sobre a “Família, Casa da Caridade a Serviço da Vida”, que destacou a importância da família, enquanto igreja doméstica, colocar-se a serviço das demais famílias e dos irmãos a fim de promover a caridade.

Escolha da Coordenação Regional

A 23ª Assembleia, além de avaliativa, também foi eletiva, pois a ocasião reservou uma atenção para a escolha dos novos coordenadores regionais. Milton e Lourdes foram reconduzidos ao posto de coordenadores, a vice coordenação também escolhida por votação, ficou sob a responsabilidade do casal Luiz e Dilma, de Mossoró-RN, que foram os escolhidos. Eles seguirão junto à Dom Dulcênio planejando e executando a caminhada da Pastoral Familiar para os próximos anos.

A Santa Missa dominical

No domingo pela manhã, os casais participaram da Santa Missa que foi presidida por Dom Dulcênio, os demais padres assessores concelebraram, Diáconos presentes auxiliaram na liturgia e alguns seminaristas de Campina Grande também serviram na celebração.

Neste dia 7, aqui no Brasil, a Igreja vivenciou a Solenidade de Todos os Santos e sobre esse destaque, o Bispo de Campina Grande discorreu sua reflexão apontando que a liturgia deste domingo significou celebrar a santidade de Deus em seus filhos.

“Comemoramos a cidade do céu, a Jerusalém do alto, nossa mãe, onde nossos irmãos, os santos, separados deste mundo já antes da morte, porque não se deixaram ou não se conformaram em se contaminar por ele, cercam e cantam eternamente o louvor divino, contemplando na glória, Deus face-a-face”, comentou.

Ainda sobre a reflexão dominical, Dom Dulcênio disse que a vivência da santidade neste mundo é uma antecipação daquele outro que está por vir e ao meditar o Evangelho das bem-aventuranças, disse que é por meio da escuta atenta à palavra de Deus, que o homem encontrará a verdadeira felicidade e salvação.

“O santo é aquele que deseja, a todo custo, ser feliz, porque felicidade é sinonímia de bem-aventurança. Após uma vida de exigências necessárias à nossa purificação, estará reservada incalculável recompensa para aqueles que, radicalmente, imitam o Cristo, o Santo dos santos, Deus bendito para sempre”, concluiu.

A Assembleia contou com a participação de 13 Assessores Eclesiásticos, 20 Coordenadores Diocesanos, o casal Flávio e Cristina representando o movimento Equipes de Nossa Senhora e Halisson e Gau representando o ECC.

Por: Ascom | Correção de Pedro Freitas
Com informações: Geovanneto