Paróquias recebem visitas da Comissão Diocesana de Catequese

Atualizado em 27/10/21 às 10:255 minutos de leitura361 views

No último sábado (16), a Comissão Diocesana de Catequese esteve presente na paróquia de Nossa Senhora do Desterro, situada em Boqueirão-PB, para uma manhã de formação com os catequistas sobre o Diretório Diocesano de Iniciação à Vida Cristã.

O Padre Antônio Batista - que é o pároco - acolheu a equipe da comissão nas pessoas de Ana Lúcia, Everaldo e Paulo Ricardo, ao tempo em que enfatizou aos catequistas a importância de estudar o Diretório Diocesano de Catequese.

De acordo com Everaldo, o Diretório Diocesano aponta os elementos essenciais dos sacramentos. Na primeira parte do documento traz a importância da catequese e dos catequistas.

Dando sequência, Paulo apresentou a organização Diocesana e paroquial da Iniciação a vida Cristã e elencou as atribuições dos membros que compõem a coordenação. Por fim, o Padre Antônio Batista fez os agradecimentos a todos os presentes.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Paróquia de São Cristóvão

Como parte do processo de formação que a paróquia vem realizando com os Catequistas, quinzenalmente, a Comissão também esteve presente nas pessoas de Everaldo, Ana Lucia e Paulo. Lá em São Cristóvão, trabalharam o Diretório Diocesano da Iniciação à Vida Cristã, bem como algumas abordagens relacionadas aos Sacramentos, como matérias, forma de preparar a catequese, etc.

Paróquia de Santa Rosa de Lima, no bairro de Santa Rosa

Na quinta-feira (21), a Paróquia de Santa Rosa de Lima vivenciou um momento importante na Dimensão Catequética Paroquial: a entrega e apresentação do Diretório Diocesano da Catequese. A apresentação do Diretório foi realizada pelo coordenador Diocesano da Comissão para a animação Bíblico-Catequética, o Padre José Jorge Santos Rodrigues.

Durante a formação, Padre Jorge foi mostrando como foi construído o Diretório, o qual está embasado nos Documentos da Igreja e de uma maneira particular os Documentos Gerais para a Catequese (1971 e 1997), o IVC (Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários – Documento 107 da CNBB), Diretório Nacional de Catequese e demais Documentos da Igreja que estão relacionados a Catequese.

O Padre falou ainda sobre o perfil do catequista e a importância da formação permanente, a organização das comissões diocesanas e paroquiais da catequese, a catequese querigmática e mistagógica e a catequese conforme as idades.

Ao término da formação, o padre Emanuel Augusto, Administrador Paroquial, agradeceu a presença do padre Jorge e ressaltou que os catequistas devem ser testemunhas vivas de Jesus Cristo, e que eles são membros muito importantes da Igreja.

Com informações e fotos: Comissão Diocesana Bíblico-Catequética

Na Paróquia da Santíssima Trindade

No último sábado (23), Raphael Cavalcante, membro da comissão diocesana para a Animação Bíblico-Catequética esteve na Paróquia da santíssima Trindade, para o último momento formativo dos Catequistas da paróquia neste ano de 2021.

Em sua fala, Raphael fez um relembrou de todo o processo formativo que os Catequistas passaram ao longo dos últimos meses, todos os temas e as partes principais abordadas.

Dando prosseguimento a sua fala, deu ênfase ao capítulo 7 do Diretório Nacional de Catequese, falando sobre o perfil do catequista e a importância de sua formação e de se preocupar com sua formação.