Últimos ajustes para a Assembleia Diocesana de Pastoral

Postado em 22/10/21 às 11:123 minutos de leitura354 views

Na manhã desta sexta-feira (22), esteve reunida no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, a equipe que está preparando a Assembleia Diocesana de Pastoral. O encontro consistiu nos últimos ajustes a serem feitos para o evento que acontece no próximo dia 30 de outubro, a partir das 8h. Este ano, a Assembleia será voltada para a abordagem do Pilar da Caridade com o tema Caridade: Serviço à vida plena. Como na edição anterior, o evento será híbrido tendo transmissão pelo canal da Diocese de Campina Grande, no Youtube.

Sobre a Assembleia

Os Diáconos Permanentes Marco Danillo, Ricardo Soares e Anchieta Araújo, além dos Padres Paulo Sérgio e João Afonso (Coordenador de Pastoral), e o Seminarista Humberto Carneiro, pensaram os pormenores e ajustes da programação do evento.

Tendo em vista a vivência do nosso Plano Diocesano de Pastoral elaborado para os anos de 2019 a 2023, e visando destacar prioritariamente os pilares que destacam a Ação Evangelizadora, será proposto, em primeiro lugar, uma avaliação do Ano da Esperança (2021) considerando o Pilar da Palavra, que enfatizou a Palavra e Catequese.

Em segundo lugar, apresentar a prioridade para 2022 que será o Ano da Caridade com o Pilar da Caridade: Serviço à vida plena, baseada no Documento 109 da CNBB, com o objetivo de dinamizar, refletir e acompanhar as diversas realidades pastorais presentes em nossa Diocese, visando bem viver os objetivos presentes no Plano de Pastoral Diocesano.

Sobre a Participação presencial

Para um melhor entendimento de como funcionará o sistema hibrido, a participação presencial se dará da seguinte maneira: o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, convoca para participar todos os presbíteros regulares e seculares em exercício na Diocese de Campina Grande e os Diáconos (permanentes e transitórios). Além disso, o Bispo solicita aos Sacerdotes que convoquem um leigo que, no âmbito paroquial, atue no setor social-caritativo.

Já para os que acompanharão à distância, a ideia é que as paróquias estejam conectadas em seus Centros Pastorais ou até mesmo outro local, mas que organizem, da melhor forma possível, a participação de seus agentes, especialmente, de pessoas atuantes do setor Social-caritativo.

Programação:

8h: Oração inicial.
8h30: Palavra de Dom Dulcênio
8h45: Contextualização (Pe. João Afonso)
9h: Avaliação do Ano da Esperança (Pe. José Jorge)
9h30: Intervalo para o lanche
9h45: Assessoria – Explanação sobre a caridade, partindo da espiritualidade Eucarística.
12h30: Encerramento da manhã.
12h45h: Almoço
14h: Retorno com animação
14h15: Apresentação das Propostas Pastorais – 2022
14h40: Momento em grupos