Paróquia de São José festeja três anos de ereção canônica

Postado em 21/10/21 às 23:173 minutos de leitura349 views

Situada na Forania do Brejo, a Paróquia de São José com sede na cidade de Montadas-PB está vivenciando um novenário comemorativo aos três anos de ereção canônica. Desde o dia 16, a comunidade tem prestado louvores a Deus pela caminhada pastoral da paróquia. Na noite dessa quinta-feira (21), no ginásio, o Veríssão, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, celebrou a Santa Missa também alusiva ao Ano de São José e junto ao povo de Deus, agradeceu por esse percurso trilhado.

Nas palavras do Bispo durante sua homilia, um agradecimento a Deus pelos frutos e pelo zelo pastoral do Padre Possiano, do trabalho no campo da caridade do Diácono Valério e de todos os paroquianos, forças vivas da comunidade que se empenham na construção do Reino de Deus.

Antes disso, Dom Dulcênio lançou luzes na explicação da liturgia da palavra; no Evangelho proclamado de Lucas 12, 49-53, Jesus diz que veio trazer divisão e não a paz. São palavras duras ditas por Jesus, as quais o Bispo tratou de explicar com profundidade.

“Jesus diz que não veio trazer a paz e sim a divisão; veio lançar fogo sobre a terra. Jesus exige opção. Não é possível ficar em cima do muro. Optar pelo evangelho, a boa-nova do projeto de Deus, que vem beneficiar os pobres, não é coisa pacífica”, comentou.

Ao explicar a expressão “lançar fogo sobre a terra”, o Senhor Bispo disse que alguns santos Padres interpretam este como sendo o fogo do Espírito Santo, da caridade, do zelo apostólico pela salvação dos homens. “O fogo que nos fala Jesus, neste Evangelho, pode ser entendido como o do amor, o do zelo apostólico, porque o cristianismo é isso: a religião do amor, a religião do zelo apostólico”, destacou.

Ao felicitar a Paróquia, Dom Dulcênio disse ser visível o amor que dá sentido à vida, dessa porção do povo de Deus em Montadas: “Percebo o zelo do pastor e dos fiéis, zelo que canaliza as energias e polariza os esforços nos altares da fé. Por isso, sentimos a ação de Deus entre todos”.

Para concluir a sua homilia, exortou toda comunidade a seguirem firmes na fé e no trabalho pastoral: “Amados filhos e filhas dessa amada Paróquia dedicada a São José de Montadas, continuem firmes na bela caminhada na construção do Reino de Deus. Caminhem sempre unidos como irmãos. Por isso, compreendam: guerra contra nós mesmos, paz com os outros, só assim, cada um fazendo sua parte celebraremos anos de alegria pelo crescimento desta bela comunidade paroquial”.

Os festejos seguem até o próximo dia 24 e todas as celebrações acontecem no ginásio poliesportivo da cidade, Antônio Verissimo de Souza "O Veríssão", às 19h, e aos domingos nos horários rotineiros de 7h30 e 19h. Não haverá necessidade de agendamento, mas a Paróquia alerta para que se tomem todos os cuidados sanitários evitando ao máximo as aglomerações.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas
Fotos: Pascom

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia