Dom Dulcênio celebra Missa em preparação à Festa de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB

Atualizado em 24/09/21 às 00:314 minutos de leitura343 views

A Festa de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Queimadas-PB, que está acontecendo desde o dia 14 de setembro, tem reunido a comunidade católica da cidade e da região em dias votivos de muita fé. Na noite de quinta-feira (23), o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa em preparação à Festa da Padroeira.

O Bispo esteve acompanhado pelos seminaristas, os quais foram acolhidos pelos Padres da Paróquia, Francisco Evaristo (Pároco) e Rômulo Viana (Vigário) e o Diácono Joatan, além do caloroso acolhimento dos fiéis que se fizeram presentes na matriz. Como as demais noites, essa Missa foi transmitidas pelas redes sociais da Paróquia.

Na homilia que o Bispo preparou para essa festividade, um destaque todo especial para o Silêncio de Maria que, além de educador, tornou-se um modelo para a vida cristã. De acordo com os ensinamentos do Pastor Diocesano, Nossa Senhora foi uma mulher da escuta e do silêncio, características virtuosas da grande Mãe de Deus.

“O silêncio de Maria nunca pode ser visto como mero gesto de passividade, de distração. Mas, em todos os momentos da sua vida, o constante silenciar de Maria foi galgando dimensões virtuosas. Imaginemos Maria Imaculada em sua infância. Imaginemos com que atenção, veneração e silêncio, Nossa Senhora Menina ia aprendendo as Escritura seja de seu idoso pai São Joaquim seja de sua mãe outrora estéril Sant’Ana”, disse.

Ao aprofundar a virtude do silêncio de Nossa Senhora, o Bispo falou da possível vivência de Maria, quando jovem, a qual certamente viveu buscando fazer a vontade de Deus a partir dos ensinamentos de seus pais, Ana e Joaquim; prosseguindo, Dom Dulcênio refletiu sobre as demais fases da Virgem Maria, desde à anunciação até a ressurreição de seu filho, também marcadas pelo santo silêncio.

“Eis o rico mosaico de Maria, cujas pedras, como que um adorável quebra-cabeças de luz e inigualável beleza, nos atrai. Pedras de fé, esperança e amor se coadunam numa atitude de uma Mulher, de uma pessoa que tinha o seu coração na Lei do Senhor, como nós discípulos também o temos. Que os exemplos de silêncio, reverência e virtudes ímpares da Gloriosa Virgem, a Senhora da Guia, nos encham e nos façam alcançar, como ela, a Bem-Aventurança eterna, fazendo com que o Reino de Deus cresça cada vez mais entre nós: Bispo, Sacerdotes, religiosas, seminaristas e povo de Deus”, concluiu.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas
Fotos: Pascom Paroquial e Padre Francisco

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia