Missa em sufrágio da alma do Diácono Clodoaldo Muniz foi celebrada na Catedral

Atualizado em 22/09/21 às 12:064 minutos de leitura414 views

A Missa em Sufrágio da alma do Diácono Clodoaldo foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, na tarde desta terça-feira, 21, na Catedral de Campina Grande, onde reuniu os padres Luciano Guedes, Haroldo e Pedro Vidal (da Diocese de Estância), além de vários Diáconos e seminaristas, bem como os familiares do Diácono falecido que participaram deste momento de fé e solidariedade cristã.

Na homilia, Dom Dulcênio fez uma mensagem de esperança, de agradecimento e de muita força aos familiares do Diácono Clodoaldo. No primeiro momento da pregação, o Bispo falou sobre a realidade da morte, que é passagem para a vida eterna, para a realidade divina; lembrou também que a liturgia em sufrágio celebrada é uma liturgia de esperança na ressurreição dos mortos.

No segundo momento da sua reflexão, Dom Dulcênio deteve-se sobre a vida e missão do Diácono Clodoaldo, agradecendo a Deus pelo que foi a sua vida, não apenas como clérigo, mas como um grande cidadão que marcou a vida de tantas pessoas na carreira como docente.

“Amados irmãos e irmãs, familiares do Diácono Clodoaldo. Venho manifestar, de público, nesta de hora de luto para todos nós, hora em que a morte fez soar, minha gratidão, como pastor desta Igreja Particular de Campina Grande, ao que foi o decano dos Diáconos da nossa Diocese, gratidão que certamente é acompanhada pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, principalmente pelos seus irmãos diáconos que conheceram pessoalmente o Diácono Clodoaldo. Certamente, seria pouco pronunciar a palavra: Obrigado, Diácono Clodoaldo! Para ele agora o que tem valor é o sufrágio cristão, sobretudo, da Santa Missa, valorizado ao infinito, de modo incruento, mas verdadeiro, sobre o Altar do Senhor, onde ele tantas vezes, o Diácono Clodoaldo, esteve ao lado do Sacerdote e comungou Jesus Cristo”. Aludiu.

Ao final da Missa o Diácono Anchieta Araújo, prestou uma linda homenagem ao Diácono Clodoaldo, seu amigo de turma, lembrando que o Diácono Clodoaldo deixou um grande legado, pelo seu ensinamento e por sua simplicidade.

Ainda dispondo da palavra, Dom Dulcênio falou que ao comunicar o falecimento do Diácono Clodoaldo no grupo do Regional no WhatsApp, todos os Bispos prestaram os votos de pesares, dentre eles, Dom Jaime, Dom Matias, Dom Delson e Dom Genival que conheceram o Diácono Clodoaldo, e enviaram mensagens particulares a Dom Dulcênio.

O Diácono Clodoaldo

O Diácono Clodoaldo Muniz era natural da cidade de Catolé do Rocha (PB), partiu para a morada no dia 20 de setembro de 2021 aos 90 anos de vida, deixando sua esposa e seus três filhos. O Diácono por muito tempo foi educador em Campina Grande, aonde dirigiu educandários e escolas.

Por: Ascom | Correção: Padre Márcio Henrique
Fotos: Rafael Augusto.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia