Encontro de Formação e Espiritualidade com Aspirantes ao Diaconato Permanente e Esposas

Postado em 19/09/21 às 15:104 minutos de leitura423 views

A Comissão Diocesana Diaconal (CDD) da Diocese de Campina Grande, promoveu na manhã do sábado (18) no Centro Diocesano Dom Luíz Gonzaga Fernandes (Tambor) um encontro de Formação e Espiritualidade com Aspirantes ao Diaconato Permanente e suas Esposas.

O início das atividades com a oração das Laudes foi conduzido pelos Diáconos Permanentes Marco Danillo e Ricardo Soares, juntamente com o Pe. Aparecido Camargo (Assistente Eclesiástico para os Diáconos Permanentes) que destacou a oração e a formação litúrgica, em seguida partilharam um café da manhã.

As atividades formativas e reflexão foram de responsabilidade do Pe. Raniery Alves que aprofundou a temática do olhar. Citou: "Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha. Corramos com perseverança mantendo os olhos fixos em Jesus" (Hb 12, 1-3), e entoou a conhecida canção da Barca, “Senhor tu me olhastes nos olhos, a sorrir, pronunciastes meu nome...”

Como destaque da espiritualidade, enfatizou o olhar para Jesus em três aspectos importantes: Aquele que olha, o objeto e o ato do olhar (como olhar). Tudo convergindo para a intencionalidade, a realidade que faz olhar para Jesus, no qual deve ficar o olhar, e ter a percepção e interpretação certa da realidade. Pe. Raniery ainda pontuou para ter cuidado com os obstáculos que existem e interferem no olhar, segundo ele utilizando a expressão: "as cataratas psíquicas, e existenciais".  Olhar para Jesus pode mudar a realidade, conhecendo-o, tendo uma experiência com ele.

Os aspirantes e esposas tiveram a oportunidade de fazer uma meditação em casal a partir de perguntas dirigidas acerca da temática, seguindo com um momento de partilha. Dentre as indagações: o que buscam ao fixar os olhos em Jesus, a linha do olhar de cada um, e o que impede o olhar hoje, principalmente na proposta missionária como vocacionados ao Diaconato?

O encontro foi concluído com a partilha das experiências das pastorais de fronteira, para enriquecer a compreensão da missão do diácono. O próximo momento foi agendado para o dia 20 de novembro.

Fotos: Diác. Marco Danillo e Diác. Ricardo Soares
Informações: Diác. Marco Danillo

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia