A Festa de Nossa Senhora do Carmo, em Puxinanã-PB

Postado em 18/07/21 às 23:357 minutos de leitura

Entre os dias 09 e 18 deste mês, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Puxinanã, celebrou a Festa de sua Padroeira. Cumprindo as normas sanitárias previstas pelos decretos estadual e municipal, bem como seguindo as orientações diocesanas, a programação da Festa contou diariamente com a oração do Ofício de Nossa Senhora e a Santa Missa com a presença de padres convidados.

No dia 16, dedicado à Padroeira, além da Missa Solene, a comunidade realizou uma bonita passagem, em carro aberto, da imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas principais ruas da cidade, causando muita emoção nos paroquianos que não puderam estar presentes nas celebrações devido à restrição do número de pessoas.

Aos 83 anos de idade, Maria Auxiliadora da Rocha - mais conhecida como Dona Cidinha - nos contou que vive a Festa de Nossa Senhora do Carmo em Puxinanã desde a inauguração da Igreja Matriz, há mais de cinco décadas. Em suas palavras, “sempre foi uma festa muito boa, animada e a cada ano que passa só aumenta a participação do pessoal”. Ela, que também é Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia há 40 anos, afirma estar feliz por poder participar, ainda que a pandemia tenha impedido a realização da festividade em toda sua grandeza: “Na medida do possível, a festa está linda e permitiu que a gente fizesse nossas preces, participasse das Missas e novenas. É um momento de agradecer a Nossa Senhora por todas as graças alcançadas”.

Na tarde de hoje, 18, a festividade foi encerrada com uma Missa Solene, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebrada pelo pároco, Pe. Antônio Araújo, e vigário paroquial, Pe. Erinaldo Lima.

Na ocasião, Dom Dulcênio relembrou que, pela segunda vez vivemos a festa de forma diferenciada, devido os atuais protocolos e limitações sanitárias; porém, demonstrou-se esperançoso em dias melhores e confiante na proteção de Nossa Senhora: “Uma coisa é certa, tenho plena certeza de que a Virgem do Carmo está intercedendo a seu filho Jesus por tantas famílias que estão sofrendo e também por esta comunidade, para que as coisas melhorem, não somente aqui, mas no mundo inteiro. Que Nossa Senhora do Carmo interceda a Jesus por todos nós”.

Por fim, o pároco se utilizou do espaço para “agradecer a Deus por termos podido realizar a Festa na concórdia, na participação de todos e na alegria que já é típica desta Paróquia”. Ainda, agradeceu a todos os serviços, pastorais, movimentos, comunidades e demais colaboradores que contribuíram na realização da festividade: “É visível o amor que demonstram a Nosso Senhor Jesus Cristo por meio de sua Mãe. A todos os paroquianos de Puxinanã, nossa gratidão pelo empenho para que realizássemos uma bonita festa”.

A realização da parte social da Festa de Nossa Senhora do Carmo, com suas tradicionais quermesses com música ao vivo, ficou suspenso devido a atual situação de pandemia. Ainda, as celebrações, que contaram com quantidade limitada de fiéis, foram transmitidas ao vivo pela página da Paróquia no Facebook. Seguimos confiantes de que, muito em breve, poderemos estar todos juntos, vivendo esse festejo em sua plenitude, sob o bondoso olhar da Mãe do Carmelo.

Texto e fotos: Pascom Puxinanã

 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia


Comentários (0)