Paróquia da Santíssima Trindade realiza formação para Catequistas da Iniciação Cristã

Atualizado em 19/07/21 às 11:532 minutos de leitura


Com tema "Iniciação à Vida Cristã, Itinerário pra formar discípulos missionários", a Paróquia da Santíssima Trindade realizou na tarde deste sábado (17), mais uma formação para todos os catequistas de Iniciação Cristã (Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma).

A formação, a segunda do ano, foi realizada na comunidade Santa Terezinha e teve como assessores o seminarista Fagner Rodrigues e a catequista Ana Lúcia.  O tema abordado foi extraído dos capítulos 1 e 2 do Documento 107 da CNBB.

A exemplo da formação anterior, o encontro desse sábado reuniu catequistas das comunidades: Santíssima Trindade, São José, Nossa Senhora Aparecida e a anfitriã Santa Teresinha.

A Formação começou com a leitura e reflexão partilhada do Evangelho de João que narra o encontro de Jesus com a Samaritana, descrito no Capítulo I do Documento.

O encontro transformador de Jesus com a Samaritana no poço de Jacó, ilumina a missão do catequista e os anima a dá novos passos na ação Evangelizadora e do anúncio da vida nova.  O documento apresenta seis passos para o discipulado.

Após a reflexão da experiência da Samaritana com Jesus, foi aprofundado pelo seminarista Fagner, o Capítulo II com o tema “Aprender da história e da realidade". Foi mostrado que os novos tempos exigem mudanças de métodos de evangelização, mas o centro do anúncio é Jesus.  O seminarista também falou das dificuldades e desafios da catequese e da urgência do Anúncio.

A primeira Formação do ano foi realizada na Igreja Matriz da Paróquia e, a próxima, está marcada para acontecer no dia 31 de julho na comunidade São José.

Com informações e fotos: Padre Jorge Rodrigues




Comentários (0)