Reunião do CDP acontece na Cúria Diocesana

Postado em 08/06/21 às 16:264 minutos de leitura330 views

A caminhada pastoral das foranias e a proposta de formar uma equipe de organização para o jubileu dos 75 anos da Diocese (2024), estiveram entre os vários assuntos que foram tratados na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, que aconteceu de forma presencial no auditório da Cúria Diocesana, na manhã desta terça-feira (08).  Em torno do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, estiveram os Vigários Forâneos, Coordenadores das Comissões e leigos representantes das foranias; os Padres Danilo César e Phérikllys justificaram suas ausências.

O momento foi conduzido pelo Bispo e pelo Padre João Afonso (Coordenador de Pastoral), que começou com a oração inicial e seguiu com a proposta de uma partilha por cada representante forâneo. A cada fala exposta, por um padre ou por um leigo, se percebia que eles partilhavam algo em comum: a difícil realidade da pandemia. No entanto, mesmo com tantas dificuldades, a caminhada está acontecendo de forma criativa.

Na mesma pauta trabalhada neste CDP, o Padre Rodoldo Lucena elucidou as ações do Setor Juventude que, segundo o Padre, é um setor que está caminhando bem. Padre Rodolfo falou sobre a participação dos jovens no encontro nacional INTEGRA, destacou a vigília de Pentecostes, e também falou de uma proposta que está sendo desenvolvida que é a Escola de Formação para Pequenos Círculos Jovens. Por fim, destacou também que jovens do EJC participaram de uma ação social como voluntários ajudando no plano de vacinação do município.

O Vigário Geral, Padre Luciano Guedes, ao tomar a palavra, falou sobre os 75 anos da Diocese que serão celebrados em 2024, propondo a criação de um núcleo que pense e sugira a vivência para o jubileu; a equipe está sendo montada e quando pronta será anunciada.

Ainda como ponto pautado, o Padre João Afonso apresentou a todos um projeto de organograma pastoral do CDP, que está sendo construído. O organograma foi apresentado, recebeu as devidas correções e agora segue para uma finalização; sua proposta consiste em mostrar os organismos e comissões pastorais da Diocese e facilitar a busca para o contato dos responsáveis.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto