10º Domingo do Tempo Comum: das tentações à fé felizarda

Postado em 06/06/21 às 14:103 minutos de leitura938 views

A Igreja celebra neste dia 06, o décimo Domingo do Tempo Comum e, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo Padre Luciano Guedes, e assistida liturgicamente pelo Diácono Erick.

Devido ao Decreto lançado pelo governo do Estado que endurece as medidas de prevenção ao coronavírus, neste domingo todas as Igrejas estiveram fechadas, sendo apenas possível acompanhar a Santa Missa pelos meios de comunicação.

Na homilia, o Bispo falou sobre o sentido da vida humana, que está em Deus e na realização de seus planos para a humanidade; a partir dessa introdução, refletiu sobre a caminhada do homem, penosa, marcada pelo pecado e pelo sofrimento, mas também pela graça de Deus que o alcançou na cruz.

“Cristo encarnou-Se e subiu à cruz para estar nesta luta em nosso favor. Enganaram-se, portanto, os parentes de Jesus, achando que, Aquele que é Deus e veio para reconciliar-nos Consigo, estivesse a favor da destruição da nossa relação, outrora abalada, Consigo”, comentou.

Na segunda parte da sua reflexão, Dom Dulcênio destacou a Virgem Maria, como Aquela que sempre fez à vontade Deus, sendo ela Mãe na ordem natural e “canonizada” por Jesus neste Evangelho como Mãe na ordem da fé. Parafraseando Santo Agostinho, o Bispo de Campina Grande disse:

“Afirma Santo Agostinho: ‘Não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que, pela fé creu, pela fé concebeu, foi escolhida para que, dela, viesse-nos a salvação, foi criada por Cristo, primeiro que Cristo fosse feito? Fez, fez certamente a Virgem Maria a vontade do Pai e é mais discípula que mãe de Cristo’”.

Terminou sua reflexão dominical pedindo aos fiéis que acompanhavam à distância e aos que serviram na Missa, que busquem espelhar-se em Nossa Senhora, pois Ela foi feliz porque acreditou: “Maria muito nos tem a ensinar, muito nos exemplifica, pois, no esforço de não pecarmos, a graça de Deus virá sempre em nosso auxílio, alegrando-nos quando das dificuldades e incompreensões desta jornada rumo à felicidade plena na Pátria dos bem-aventurados”.

Ao final da Missa, Padre Luciano Guedes informou que a Catedral de Campina Grande estará aberta para a visitação dos fiéis e para participação nas Missas de segunda a sexta, nos horários das 6h30, 12h e 19h30.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas
Fotos: Agnaldo Ramos (Pascom Catedral)
Transmissão: Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia