Bispo celebra Missa de Corpus Christi na Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Postado em 03/06/21 às 22:007 minutos de leitura389 views

Este é o segundo ano consecutivo que a Solenidade de Corpus Christi acontece de forma diferenciada. Ao que tradicionalmente sempre estivemos acostumados, com as procissões realizadas pelas paróquias, os emblemáticos tapetes, a multidão nas igrejas; em virtude da pandemia, nada disso foi possível. Contudo, a Igreja não deixou de celebrar este solene e grande dia para a liturgia católica.

Na Catedral, o Bispo presidiu a Santa Missa, às 17h30 da tarde, tendo o Padre Luciano Guedes e o Padre João Paulo concelebrando este momento, sendo assistido pelo Diácono Brito e pelo apoio no serviço dos Seminaristas. 30% da capacidade foi disponibilizada e os fiéis participaram deste rico momento de fé.

Na homilia, Dom Dulcênio falou sobre o poder da Eucaristia que purifica e une os fiéis, destacou os valores espirituais deste sacramento, sendo este o sinal capaz de unir e limpar as impurezas do homem, ligando-o a Deus.

“Neste processo profundo e eficaz de purificação, o Sangue de Jesus quebra as arestas do nosso coração para unirmo-nos sempre e sempre mais a Ele. Assim, a Eucaristia é elemento insubstituível de purificação e de união com Deus e com a Sua Igreja. Recordemo-nos de que o Corpo e o Sangue de nosso Senhor recebidos por nós na Santa Missa igualmente são conhecidos por nós pelo nome de “comunhão”, estabelecendo-nos na vida de Deus, que Se estabelece nos diversos âmbitos da vida humana”, ensinou.

Prosseguiu sua reflexão ensinando que a comunhão eucarística não é um movimento apenas ascendente do homem na sua união com Deus, mas, por meio do Sacramento do Altar, o próprio Senhor congrega o povo eleito num só corpo: “A Eucaristia tem um papel peculiar: o de renovar, fortalecer, aprofundar esta incorporação já feita no nosso Batismo”, disse.

O Bispo, por fim, recordando o referido Mistério de Cristo presente na hóstia consagrada, desejou que, pela Eucaristia, purificados e livres, não cessem de praticar a caridade:  “Pratiquemos a caridade em suas várias frentes, porque, para isto nos urge o Sacramento do Altar”, concluiu.

Ao final da celebração, o Santíssimo Sacramento foi exposto e, após breve momento de adoração, o Bispo abençoou a todos.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas
Fotos: Rafael Augusto | Transmissão: Vinicius
Redes Sociais: Angéllyka Kelly  com apoio de Agnaldo.