Na Solenidade da Santíssima Trindade: Seminaristas recebem ministérios de Leitorato e Acolitato

Postado em 31/05/21 às 11:158 minutos de leitura

A Casa de Formação dos futuros Padres da Diocese de Campina Grande, o Seminário São João Maria Vianney, vivenciou neste domingo (30), um dia festivo e alegre, pois 5 filhos da casa receberam os ministérios de Leitorato e Acolitato, em Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebrada por demais padres diocesanos.

O Bispo começou sua homilia saudando os Seminaristas que receberam os ministérios, falando, de sua alegria pelo momento e motivando-os a seguirem firmes na caminhada vocacional rumo ao Sacerdócio. Em seguida, deteve-se a refletir o mistério da Solenidade vivenciada pela Igreja da Santíssima Trindade.

“Sabemos que Jesus, o Salvador, veio ao mundo e demonstrou que é Deus. Falou do Pai e prometeu a vinda do Espírito Santo. Cremos na sua palavra e, neste domingo especialmente, a Igreja nos convida a celebrar e honrar este Mistério de Deus, partindo daquelas palavras que Jesus proferiu: 'A mim foi dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, e anunciai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes tudo quanto vos ensinei'”, catequizou.

Dom Dulcênio ensinou que a comunidade cristã nasce a partir deste fundamento trinitário, ainda que sendo um mistério de difícil compreensão, o Pai, o Filho e o Espírito conferem caráter indelével aos que são batizados. Ainda explicou a função de cada Pessoa da Santíssima Trindade, destacando assim o sentido da vida do Cristão.

Na segunda parte da sua homilia, voltou-se aos seminaristas que receberam os Ministérios de Leitorado e Acolitato, conscientizando que, no decorrer do processo formativo, eles se tornaram aptos a receberem os ministérios: “Ou seja, ponderaram que vocês têm as qualidades morais e os requisitos próprios”, disse.

Falou diretamente a José Claudino, que recebeu o Ministério de Leitorado, conscientizando-o de que o Leitor é um ícone da Igreja que anuncia ao mundo o Evangelho: “Seu sim, José Claudino, é uma resposta da Igreja ao mandato recebido: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a todas as criaturas' (Mc 16,15)”.

Aos seminaristas que receberam o Ministério de Acólito, também expressou suas palavras pedindo que os Acólitos estejam atentos ao progresso da santidade e do serviço do altar, lembrando-os que é a partir deste ministério que o Acólito se aproxima dos ordenados e os auxilia no desenvolvimento de suas funções.

“Aos seminaristas que receberão o Ministério de Acolito, Danilo Monteiro, Douglas Júnior, Igor Matos e João Igor, não esqueçam que a santidade do serviço que sois chamados a desempenhar determina a relação muito particular que o acólito deve ter com o Sacramento da Eucaristia e com o altar, bem como a exigência de conformar a vida e as ações ao sacrifício de Cristo”, comentou.

O Seminarista que recebeu o Ministério de Leitor:

José Claudino, natural de Juazeirinho-PB.

Os Seminaristas que receberam o Ministério de Acólito:

- Douglas Junior, natural de Areial-PB;
- Igor Matos, natural de Campina Grande-PB;
- Danilo Monteiro, natural de Maceió-AL;
João Igor, natural de Areial-PB;

Na Paróquia da Santíssima Trindade

Ainda neste domingo (30), no período noturno, o Bispo foi acolhido na Paróquia da Santíssima Trindade, no bairro do Catolé, para celebrar neste dia solene para a Igreja. Dom Dulcênio presidiu a Missa que concelebrada pelo Padre Jorge Rodrigues, Pároco, e Assistida pelo Diácono Manassés, contando também com a presença dos Seminaristas.

Nesta celebração, Dom Dulcênio falou sobre a Solenidade da Santíssima Trindade, como um convite à contemplação de um “céu aberto”, depois de uma revelação paulatina, mas profunda, de cada uma das Pessoas Trinitárias, inserindo-nos, com o olhar da fé, no mistério de um Deus, Uno na substância e Trino nas Pessoas.

“Ao revelar a Sua glória Trinitária e Unidade onipotente, Deus nos vocaciona para o seio desta 'Comunidade de Amor', na qual o Pai ama eternamente o Filho, o Amante Divino ao Eterno, ao tempo em que o Eterno Amado corresponde ao sentimento do Pai amando-O, fazendo inteiramente a Sua vontade. Deste inesgotável intercâmbio, eis o Espírito Santo, o Amor, promotor desta relação misteriosa, porque é divina”, pontuou em sua homilia.

Seguiu explicando este mistério divino e desejou que o Amor contido na Santíssima Trindade invada os corações dos cristãos, fomentando à comunhão perfeita e íntima, a fim de que, a partir desta vivência, os cristãos habitem eternamente na pátria celeste.

“Que o Amor trinitário, o Espírito Divino, nos invada e nos conduza à comunhão perfeita e íntima com a Trindade Santíssima, para que, desde já, nesta terra de exílio rumo à Pátria Definitiva, nos irmanemos na comunidade cristã, imitando, com afinco, a doçura e harmonia das Pessoas Trinitárias”, concluiu.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas.
Fotos: Joaquim Urtiga

Comentários (0)