Semana Santa: veja as Solenidades que celebram a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
A Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante dentro do seu calendário litúrgico. A Semana Santa marca os principais acontecimentos da vida de Jesus e que, até hoje, são celebrados dentro da tradição da Igreja.
Do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, todas as Paróquias realizam as celebrações próprias deste tempo. Como estamos em uma realidade de pandemia, muitas paróquias celebrarão sem a presença física dos fiéis nos templos, mas estarão transmitindo imagens através da cobertura das pascons. Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, preside as celebrações na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
No dia 28 de março é celebrado o Domingo de Ramos, abrindo a Semana Santa. Esta celebração relembra a entrada de Jesus em Jerusalém sendo recebido por uma multidão, que o aclamou com ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras, para cobrir o chão por onde o Messias e Senhor passaria montado num jumento. Na Catedral, acontece a missa às 10h.
Na Quinta-feira Santa, dia 01, às 8h, será realizada a Missa dos Santos Óleos, na qual acontece a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais. Este ano, mais uma vez, por conta da pandemia, apenas o Conselho Presbiteral se fará presente, os demais sacerdotes acompanharão a distância pelos canais de comunicação.
Na parte da tarde, às 17h, é celebrada a Missa da Ceia do Senhor, lembrando a instituição da Eucaristia e o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos ensinando-os a serem sempre humildes e servidores.
Na Sexta-Feira Santa, dia 02, acontece a Celebração da Paixão, às 15h, lembrando o sacrifício da morte de Jesus na cruz.
No Sábado de Aleluia, (03) Dom Dulcênio preside a celebração às 19h30, quando acontece a Vigília Pascal. Uma noite cheia de simbolismo, que traz a luz, a Palavra, a água do batismo e a Eucaristia como sinais fortes da fé católica.
O Domingo de Páscoa é o dia da grande festa da Ressurreição. A Igreja celebra neste dia sagrado o mistério central da vida cristã: a vitória da graça sobre o pecado e a inauguração de um novo tempo de graça e santidade, de vida plena e eterna. Dom Dulcênio celebra na Catedral às 10h.
Por: Ascom