Paróquia do Sagrado Coração de Jesus Celebra 65 anos de Fundação em Campina Grande

Postado em 09/10/26 às 23:2312 minutos de leitura35 views

Solenidade no Santuário Diocesano, no bairro do Catolé, reuniu comunidades, pastorais, serviços e movimentos em uma noite de gratidão pela história da paróquia e de renovação de sua missão evangelizadora.

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com sede no Santuário Diocesano, no bairro do Catolé, em Campina Grande, celebrou nesta quinta-feira, 8 de outubro de 2026, seus 65 anos de fundação. A comemoração reuniu fiéis das diversas comunidades paroquiais, pastorais, serviços e movimentos, em uma noite marcada pela memória, pela fé e pela ação de graças.

A programação teve início com o solene hasteamento das bandeiras, acompanhado pela Filarmônica Epitácio Pessoa, de Campina Grande. O momento abriu oficialmente as comemorações do aniversário paroquial, recordando uma história construída com a participação de diferentes gerações de fiéis.

Em seguida, foi celebrada a Santa Missa em ação de graças, presidida pelo pároco e reitor do Santuário Diocesano, Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes. A celebração expressou a comunhão entre as comunidades que integram a paróquia e os diversos organismos pastorais que colaboram com sua missão.

Uma história que começou em 1961

Fundada em 8 de outubro de 1961, durante o episcopado de Dom Otávio Barbosa Aguiar, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus nasceu em um período de crescimento e transformação da cidade de Campina Grande. Seus primeiros passos estão ligados à presença dos Carmelitas e ao desenvolvimento da vida religiosa no bairro do Catolé.

Ao longo das décadas, a comunidade foi consolidando sua organização pastoral e construindo os espaços necessários para acolher os fiéis. A edificação da igreja matriz representa uma parte importante dessa caminhada, marcada pela colaboração de famílias, sacerdotes e pessoas que ofereceram seu trabalho e seus recursos para que a paróquia crescesse.

A história da paróquia também está ligada à atuação dos bispos que conduziram a Diocese de Campina Grande ao longo desses 65 anos. Cada período trouxe desafios e novas necessidades pastorais, aos quais a comunidade procurou responder por meio da evangelização, da catequese, da vida sacramental e da participação dos leigos.

Nesse percurso, merece reconhecimento o trabalho dos sacerdotes que exerceram o ministério na paróquia, dos diáconos, religiosos, religiosas, catequistas, ministros, missionários e agentes das diversas pastorais. A dedicação de tantas pessoas, muitas delas já falecidas, permanece como parte da memória e da identidade da comunidade paroquial.

Uma comunidade que continua sua missão

Atualmente, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus tem como sede o Santuário Diocesano, que acolhe não apenas os fiéis do Catolé, mas também pessoas de outras comunidades de Campina Grande e da região, especialmente nas celebrações dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus.

Sob a orientação do Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e a condução pastoral do Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, a paróquia prossegue sua missão evangelizadora, contando com a colaboração dos vigários paroquiais, Pe. Edjamir Silva Souza, Pe. José Assis Pereira Soares, do Diácono Auri Gomes Pedrosa e de numerosos leigos comprometidos com a vida da Igreja.

A celebração dos 65 anos também foi ocasião de agradecimento a Dom Dulcênio pela confiança depositada na atual equipe sacerdotal e pela atenção dedicada à caminhada da comunidade.

A presença das comunidades, pastorais, serviços e movimentos na solenidade demonstrou a importância da participação dos fiéis na continuidade dessa história. São eles que, no cotidiano, mantêm vivas as atividades litúrgicas, catequéticas, missionárias e de serviço aos irmãos.

A comemoração recordou ainda que a história de uma paróquia vai muito além de suas construções. Ela está presente nas famílias que ali receberam os sacramentos, nas crianças que cresceram na catequese, nas vocações despertadas, nas pessoas acolhidas e em tantos gestos de fé e solidariedade que marcaram essas seis décadas e meia.

Ao celebrar seus 65 anos de fundação, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus reconhece, com gratidão, a contribuição de todos os que fizeram parte de sua caminhada e renova seu compromisso de continuar servindo à Igreja e à população de Campina Grande.

Por: Pe. Márcio Henrique
Fotos: Matheus Borges



Comentários (0)