Nota Pastoral sobre a Solenidade de Corpus Christi
Campina Grande, 06 de junho de 2020.
Reverendíssimos Padres e Diáconos, religiosos e religiosas, estimados fiéis leigos da nossa Diocese,Saudações e votos de saúde e paz!
Mesmo diante deste cenário que a pandemia causa, impossibilitando provisoriamente nossos encontros e demonstrações públicas de nossa fé, a missão da Igreja de santificar a humanidade mediante a celebração dos sacramentos, sobretudo da Eucaristia, permanece viva.
Com a proximidade da Solenidade de Corpus Christi em 11 de junho, emitimos de forma extraordinária, esta nota para que vivamos de maneira frutuosa esta importante data do calendário litúrgico da Igreja, sem, contudo, descuidar da preservação da saúde de todos.
Portanto, orientamos que:
- As missas sejam celebradas nos horários de costume, segundo a programação local de cada paróquia;
- Não se promova nenhuma atividade externa, como carreatas ou passagem com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, a fim de evitar a possível aproximação física das pessoas;
- Precisamente às 17 horas, junto com o Bispo Diocesano, pedimos que todos os sacerdotes de nosso clero dirijam nas sedes paroquiais a Benção do Santíssimo Sacramento, numa expressão de fé, comunhão e louvor à Deus. Seja dado a este momento a máxima visibilidade pelos meios de comunicação e redes sociais, conforme sejam as condições de cada lugar para o alento e consolação do povo fiel. Neste momento, toquem os sinos de todas as Igrejas como manifestação da nossa adoração ao Augusto Sacramento do altar;
- Pedimos que cada paróquia, segundo a sua programação, enriqueça o tríduo preparatório e a Solenidade com a contribuição da Comissão Diocesana de Liturgia.
Desejando um feliz dia de Corpus Christi e em profunda comunhão, suplicamos sobre todos as maiores bênçãos de Deus.
Dom Dulcênio Fontes de Matos Bispo Diocesano de Campina Grande