No Retiro da Comunidade Shalom: Dom Dulcênio fala sobre o desafio e a ousadia de ser santo

Teve inicio os Retiros de Carnaval na cidade de Campina Grande, e o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, fez a sua primeira participação nos eventos promovidos pelas Comunidades Novas. Na tarde deste domingo (23), o Bispo presidiu Missa no Renascer, evento promovido pela Comunidade Shalom que acontece na Escola Aplicação, no bairro do Catolé.

Acolhido com festa pelos membros da comunidade, o primeiro dia do Renascer reuniu uma significativa quantidade de fiéis, Seminaristas e o Diácono Anchieta Araújo que prestou assistência litúrgica ao Bispo.  O tema do encontro vivido pelos carismáticos no Renascer, é uma citação do livro de Colossenses 3, “Buscai as Coisas do Alto”, e nesse intento, Dom Dulcênio falou sobre a busca pela santidade.

Primeiro, o bispo comentou acerca das dificuldades atuais, tendo em vista esse contexto, situou a assembleia e falou sobre um mundo dilacerado, marcado pela superficialidade e pela perda dos valores morais, avesso à santidade.

“A santidade deve ser um ideal perseguido por todos, em todas as ocasiões da nossa vida. E, num mundo pragmático, onde as coisas são agora e imediatas (quase instintivas, digo), um programa severo e de construção longa, sofrida e contínua – tal como se caracteriza a santidade – parece ser, na cultura ora em voga, algo não tão atraente assim, talvez, impensado. Penso ainda na santidade em relação ao Carnaval, onde muitos e muitos se ululam em farras, bebedeiras, prazeres e tantas práticas que contrastam o querido por Deus: a nossa santificação”. Destacou.

Dom Dulcênio ensinou que a santidade não é uma imposição, mas sim um convite feito pelo próprio Deus: ” Santo’, do hebraico kadosh, significa separado; já o termo ‘perfeito’, do latim perfícere, designa completo. O que Deus nos quer dizer? Não levados pelas ondas do mundo, deveremos estar prontos para o céu, ainda que estejamos em pleno movimento de perfeição, de melhoramento dia após dia, numa atitude convicta de conversão.É um convite que se lança para nós, um desafio da parte de Deus, uma admirável ousadia da nossa: ser como Deus”. Instruiu o povo.

Ainda em sua homilia, o Bispo trouxe uma reflexão relevante, ele falou sobre a caridade, ponto indispensável na busca pela santidade: “Para conservarmos a santidade de Deus em nós, a Sua perfeição, para vivermos de acordo com a Sua Sabedoria, fazendo justiça à nossa condição de santuário de Deus que não deve ser profanado por nossos pecados, a caridade faz-se necessária. O bom relacionamento com os outros é critério de santidade, de perfeição, de Sabedoria: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18); Logo, ser santos é, necessariamente, viver a lógica de Deus. Que desafio! Que ousadia”! Enfatizou.

O Renascer da Shalom acontece até a próxima terça feira, o evento pretende oferecer uma opção de um carnaval diferente, livre dos excessos e com promoção dos valores que edificam a vida e a família. Na programação, há cursos, momentos de louvor, oração, palestras, Seminário de Vida e Santas Missas.

Por: Ascom 
Fotos: Comunicação Shalom

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This