No Cariri, Bispo participa da Tradicional Festa de São Sebastião do Umbuzeiro

A tradicional festa de São Sebastião, na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro, situado na forania do Cariri 2, teve início na noite dessa sexta (10),  onde na ocasião, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu Missa festiva em preparação ao Santo Padroeiro, concelebrada pelos Padres Marcos, Ednaldo e Claudeci.

Acolhido pelo pároco local, o Padre Marcos e por toda Comunidade, que esteve em bom número de fiéis, a presença do Bispo foi revigorante, ele que levou uma mensagem de esperança e de fé. Dom Dulcênio, em sua homilia, explicou o desejo de Jesus: Purificar seus filhos! Explicava o Bispo, que essa purificação se dava por meio da vivência dos sacramentos e pela busca incessante das virtudes. Ilustrando suas colocações, citava São Sebastião como modelo de cristão a ser seguido:

“São Sebastião foi alguém, que firme na fé até o final, enfrentou as dificuldades e é exemplo de vida cristã para o homem de hoje. Aquele que se encontrou com Cristo e vive na comunhão com Deus é alguém que também dá testemunho do Cristo Ressuscitado. Ele nos ensina a viver com coragem sempre nova, confiando na construção desse mundo novo que é viver como pessoas consagradas a Deus no mundo de irmãos”. Comentou o Bispo.

Refletindo sobre as dificuldades do mundo moderno e da oposição feita aos que professam a fé em Jesus Cristo, mais uma vez, Dom Dulcênio recordava o destemor de São Sebastião, que foi torturado e martirizado:

“A fé deve ser vivida e assimilada sem receios em meio às contradições da vida e a oposição das forças do mal. São Sebastião é um sinal para vermos até que ponto chega o ódio contra os que professam a fé. Deus sustenta neste mundo, aquele que de coração sincero segue os passos do Filho Unigênito”. Lembrou o Pastor Diocesano.

Por fim, o Bispo desejou muita força e perseverança aos fiéis, entusiasmando-os a serem apaixonados pelas coisas de Deus que deram sentido à vida de São Sebastião, e concluiu deixando uma benção especial aos citadinos de São Sebastião do Umbuzeiro: “Peço a Deus uma benção especial aos filhos e filhas desta cidade. Deus esteja sempre entre vocês! Que a paz habite no coração de todos”. Desejou Dom Dulcênio.

Ainda no cariri, mas na cidade de Zabelê, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, comunidade pertencente à Paróquia de São Sebastião, Dom Dulcênio celebrou Missa e Crisma nesta manhã de sábado (11), e na ocasião crismou 24 jovens.

Com informações e fotos: Padre Marcos Souza