Na Paróquia de São José, em Areial-PB, Padre Danilo César é empossado como Pároco

Atualizado em 05/01/21 às 08:044 minutos de leitura646 views

Na noite desta segunda-feira (04), a Paróquia de São José, em Areial, acolheu o seu novo Pároco, o Padre Danilo César, que foi empossado pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, em solene celebração eucarística realizada na Igreja Matriz, que reuniu Padres Diocesanos, Diáconos, Seminaristas, religiosos, autoridades políticas, além do povo de Deus que se fez presente em bom número, respeitando o distanciamento social.

Na homilia proferida, Dom Dulcênio começou refletindo sobre o estado de permanência em Deus - explicando a primeira leitura da carta de São João - dessa forma, ensinou ao povo que aqueles que guardam os mandamentos estão em Deus:

"Para permanecer no Senhor, João insiste no tema da escuta, que é a via pela qual alcançamos a Palavra e nela encontramos o sentido. Quem permanece firme na escuta desvia-se dos barulhos ensurdecedores do mundo, que atuam para longe de Deus e deturpam o som da sua voz".

Adiante, o Bispo de Campina Grande falou sobre o Ano de São José, que foi convocado pelo Papa Francisco para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, e voltando-se ao Padre Danilo, disse que ele estaria assumindo o seu primeiro amor, a Paróquia de São José.

"Certamente, o ano dedicado a São José, despertará ao novo Padre de vocês da comunidade, uma mobilização diferente nas pastorais e celebrações no decorrer do ano. São José, figura ímpar, exaltada pela Igreja junto com a de Maria, nunca será suficiente louvar a São José, tal a quantidade de maravilhas e privilégios com que aprouve a Deus cumulá-lo. Por isso, o ano dedicado a São José será especialíssimo para abrir nossos corações à devoção a este tão grande Santo, na certeza de sermos bem conduzidos, bem tratados e bem amparados. E valendo-se de seu poderoso auxilio, devemos pedir-lhe enquanto Patriarca da Igreja, que intervenha nos acontecimentos, obtendo de Jesus a renovação da face da terra.", comentou.

Ao Padre Danilo, o Bispo disse que, ao decorrer de sua trajetória episcopal, encontrou muitos Padres bons e dedicados ao Reino dos Céus, e assegurou ao jovem Padre a alegria e a tranquilidade em dar em suas mãos a Paróquia de São José:

"Nas diversas Dioceses por onde passei, encontrei Padres bons e missionários! Convivi com diversas situações de vida presbiteral nestes últimos quase 20 anos de episcopado: posso afirmar e testemunhar a generosidade e idealismo desses homens de Deus na busca de corresponder à vocação que receberam e procurando servir ao povo em suas necessidades espirituais e sociais. Como seu Bispo me sinto tranquilo, entregando-lhe tamanha responsabilidade para pastorear. Sei do seu amor, capacidade e disponibilidade para servir. Que São José seja sempre sua inspiração no Amor-serviço", concluiu.

O Rito

A Missa com o rito de posse do novo Pároco traz em si momentos peculiares, como a renovação das promessas sacerdotais pelo Padre empossado, o recebimento das chaves da Igreja e do Sacrário, a condução à Pia Batismal e ao confessionário, demostrando assim as funções que ele desempenhará como Pároco.

Agradecimento do Padre do Danilo

O jovem sacerdote agradeceu a presença do Clero, do povo de Deus começou suas palavras dizendo estar feliz em retornar à Paróquia: "Como estou feliz em voltar a essa casa". O Padre Danilo agradeceu ao Bispo, pediu-lhe apoio e disse que estará sendo um colaborador do seu pastoreio.

Sobre o Padre Danilo

Danilo César de Sousa Bezerra, é natural da cidade de Monteiro, Paróquia Nossa Senhora das Dores, nasceu em 27 de agosto de 1993. Ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Paróquia de São Judas Tadeu – Campina Grande, em fevereiro de 2011. Um ano após iniciou os estudos no Seminário Maior São João Maria Vianney, concluindo o Curso de Filosofia em dezembro de 2014. Em 12 de maio de 2017 recebeu o ministério de Leitor, e o ministério de Acólito no dia 13 de junho de 2018.

A conclusão do curso de Teologia, iniciado em 2015, ocorreu em dezembro de 2018. Fez estágio pastoral na Paróquia São José, em Areial–PB, nos anos 2015 e 2016. Já de 2017 a 2018 na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral – em Campina Grande–PB. Foi Ordenado Diácono em 22 de fevereiro exercendo seu diaconato na Catedral. Em 26 de Setembro de 2019 foi ordenado Sacerdote, na Igreja Matriz de Monteiro, sendo designado pelo Bispo para ser Vigário Paroquial na Paróquia de Santa Ana, em Alagoa Nova, depois passou a ser Vigário na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Prata.

Nesse curto tempo, o Padre Danilo assumiu a Coordenação da Comissão Diocesana de Liturgia e desenvolveu junto à comissão um grande trabalho e para tanto, neste dia 04, ele assume como Pároco a Paróquia de São José em Areial.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas Fotos: Joaquim Urtiga com Pascom de Areial