Na Paróquia de Fátima, no bairro da Palmeira, Padre Haroldo é empossado como novo Pároco

Atualizado em 08/01/21 às 23:564 minutos de leitura578 views

Tendo prosseguimento com as posses dos novos párocos que foram anunciados na Carta Circular de número 005/2020, publicada pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, no último dia 09 de novembro, chegou o dia da posse do Padre Haroldo Andrade, que foi empossado pelo Bispo como o novo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira.

A Missa de posse ocorreu na noite desta sexta-feira (08) e reuniu Padres, Diáconos, Seminaristas, paroquianos e demais fiéis que estiveram presentes na Matriz ou que acompanharam pelas redes sociais. O Bispo de Campina Grande deixou uma mensagem de fé, e desejou ao Padre Haroldo e a sua nova comunidade, que ambos sejam muito felizes com a nova história a ser construída.

No Evangelho proclamado de Lucas 5, 12-16, encontra-se a cena em que Jesus cura um leproso; neste gesto -conforme ensinou o Bispo- Jesus mostra-se solidário para com o próximo e, para ele, o que realmente importa é o coração da pessoa, e a fé na mensagem do Reino:

"A lepra de nossa alma é o pecado. Digamos sempre a Jesus: “Senhor, se queres, podes limpar-me do pecado”. Mas é preciso que nos arrependamos, de fato, do que fizemos de errado e prometamos não mais cair. Busquemos dia após dia, o “eu quero” de Jesus, para sermos curados de todo mal. Assim como o leproso, aproximemo-nos sem medo, a fim de que nossa fé seja fortalecida e nosso testemunho seja fecundo", disse.

Na segunda parte de sua homilia, Dom Dulcênio falou à comunidade paroquial sobre a importância do ofício desenvolvido pelo padre, e mencionando o novo Pároco, Padre Haroldo, explicou que ele será o homem da palavra, aquele que vai anunciar a salvação pregando a Boa Nova e ministrando os Sacramentos.

"Que maravilhosa é a vida de um Padre! Pe. Haroldo e meus irmãos padres, nessa missão não se procura o dinheiro, mas as almas, as pessoas. Renunciar-se a uma esposa, mas encontra-se a Igreja imortal. Não se tem filhos, mas uma descendência espiritual incontável e gerada para vida sobrenatural. Hoje, Padre Haroldo, entrego todos os compromissos para o senhor dar conta em sua nova paróquia. Seja Feliz!", concluiu.

O Rito

A Missa com o rito de posse do novo Pároco traz em si momentos peculiares, como a renovação das promessas sacerdotais pelo Padre empossado, o recebimento das chaves da Igreja e do Sacrário, a condução à Pia Batismal e ao confessionário, demostrando assim as funções que ele desempenhará como Pároco.

Agradecimento do Padre do Haroldo

Com um discurso espontâneo e objetivo, o Padre Haroldo agradeceu a confiança do Bispo, bem como a presença do clero, fez menção as paróquias por onde passou, agradecendo de modo mais preciso à Paróquia de Puxinanã de onde veio e, por fim, apresentou-se à nova Paróquia de Fátima, colocando-se à disposição.

Sobre o Padre Haroldo

Nasceu no dia 18 de dezembro de 1963 na maternidade Elpídio de Almeida em Campina Grande-PB. Filho de Antônio Sulpino da Silva e Mariza Andrade Silva, ambos falecidos, e o décimo entre os doze filhos. Filho de agricultores residentes, à época, no Sítio Caluête do distrito de Boa Vista do município de Campina Grande. Quando tinha 12 anos, seus pais se mudaram para cidade de Campina Grande, onde iniciou seus estudos, mais especificamente na Escola Municipal Melo Leitão no bairro do Quarenta. Vendeu jornal para ajudar sua família. Estudou o primeiro grau no Colégio Estadual do bairro da liberdade e o segundo no Colégio Estadual do bairro da Prata.

Em 1979 despertou para vocação sacerdotal; neste mesmo ano, participou de vários encontros vocacionais diocesanos. Trabalhou, nesse entretempo, como fotógrafo profissional. Em 1986 fez o propedêutico em Soledade e em 1993 iniciou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, encerrando em 1998.

Em 1999 iniciou o estágio para ordenação na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Monteiro-PB, cidade onde no dia 19 de novembro do mesmo ano, foi ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom Luís Gonzaga Fernandes, à época bispo diocesano, e ordenado presbítero no dia 1 de maio de 2000 na Paróquia de Nossa Senhora das Graças no bairro da liberdade em Campina Grande, pelas mãos de Dom Epaminondas José de Araújo.

No dia 12 de novembro do ano 2000 tomou posse como administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres em São João do Cariri, permanecendo aí por sete anos e alguns meses. No dia 11 de setembro de 2008 assume a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Sumé, como administrador paroquial, sendo, em seguida, nomeado Pároco por Dom Jaime Vieira Rocha, onde ficou até 2015.

No dia 28 de fevereiro de 2015 tomou posse da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, onde esteve até o início do ano de 2021, e em seguida tomou posse na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no bairro da Palmeira, Campina Grande - PB, em 08 de janeiro de 2021.

Por: Ascom | Com edição: Pedro Freitas Fotos: Joaquim Urtiga