Na cidade de Prata, no cariri paraibano, Dom Dulcênio celebra Missa em preparação à Festa de Nossa Senhora do Rosário

Atualizado em 09/10/20 às 23:113 minutos de leitura384 views

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que fica situada na Forania Cariri II, com sede na cidade de Prata-PB, deu continuidade aos festejos alusivos à Excelsa Padroeira do Rosário, e na sétima noite de festejos, a comunidade acolheu ao Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu a Santa Missa.

A Missa que aconteceu nesta sexta (09) foi concelebrada pelo Padre Eude Araújo, Pároco da comunidade, contando com o apoio dos seminaristas no serviço litúrgico. A missa foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia, entretanto, recebeu na Igreja Matriz, uma considerável participação dos fiéis, dentro dos limites permitidos, que é de 30% da capacidade que a Igreja comporta.

Na programação, os noiteiros que estiveram participando foram os grupos do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e, por essa razão, o Bispo de Campina Grande fez uma reflexão voltada às famílias, destacando a riqueza da vivência familiar construída sob o fundamento do amor, pleno e absoluto, que só pode ser encontrado em Deus.

A homilia de Dom Dulcênio partiu deste norte, falando sobre o amor, amor que se faz Eucaristia, amor que gera comunhão e vida fraterna:

"A Igreja insiste que às famílias tenham uma vida alimentada pela Eucaristia; porque o amor de Cristo na Eucaristia, está sob a forma de pão para alimento da humanidade, sob uma forma de vinho para saciar a sede de infinito que temos. O maior valor social da humanidade é a família e, de fato, a família é uma instituição anterior à sociedade; por isso qualquer lei da sociedade contra a família é nula, ela inválida, porque é posterior à família,” destacou.

Adiante, refletindo sobre a justiça e o papel da família no seio da sociedade, o Pastor Diocesano ensinou que a família é a base para toda harmonia da vivência social, não há como ruir uma edificação cujo alicerce foi bem cavado e seguro.

"Queridos casais, a aliança que os conjugues, os nubentes estabelecem entre si, não é um simples contrato, é um elo de amor e de vida, que se estabelece. A família é a nossa melhor escola, deve ser a escala das virtudes sociais e humanas. É uma família bem estruturada, bem organizada que se torna distribuidora de justiça e, nela, se faz a descoberta do verdadeiro amor", refletiu.

E, por fim, advertindo sobre as inúmeras circunstâncias adversas que buscam, de todas as formas, enfraquecer a base da sociedade, que é a família, Dom Dulcênio reafirmou que a Igreja é uma defensora e promotora da vida e, que por esta razão, sempre haverá de acreditar nas famílias.

"Nós acreditamos na família, porque conhecemos muitas famílias boas, comprometidas, embora vivam em dificuldades, alimentam-se de ideais e nunca abandonam os valores cristãos. Nascemos em uma família e devemos fazer de tudo para fortalecê-la, através dos ensinamentos da Santa Igreja, nossa Mãe católica. “Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração”. A família é um tesouro!", concluiu. A festa de Nossa Senhora do Rosário segue até o próximo domingo.

Por: Ascom Fotos: Pascom de Nossa Senhora do Rosário de Prata-PB