Missa na Catedral celebra os 50 anos do Regional Nordeste 2 da CNBB

Atualizado em 25/06/19 às 12:451 minuto de leitura343 views

Na próxima sexta-feira, dia 23, a Catedral de Campina Grande receberá todos os Bispos e Arcebispos de quatro estados do Nordeste para a uma grande celebração. Trata-se do aniversário de 50 anos do Regional Nordeste 2 da CNBB, que agrega os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A missa será às 19h30, presidida por Dom Aldo Pagotto, Arcebispo da Paraíba.

A missa será em Campina Grande devido a realização da 50º Assembleia Pastoral Regional, que está sendo realizada de 21 a 24 de outubro, no convento de Ipuarana, em Lagoa Seca. Além da missa, outro momento será aberto ao público nesta sexta-feira: será uma palestra sobre a memória das 50 assembleias já realizadas pelo regional, e que será conduzida pelo Pe. José Assis Pereira Soares e pelo leigo Gustavo Castro, de Recife. A palestra será das 14h30 às 17h.

Histórico de Criação:

Em 1964, na VI Assembleia Geral Ordinária da CNBB, realizada em Roma, em setembro /outubro, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, foram votados os desdobramentos de alguns Secretariados Regionais. Na sessão plenária do dia 30 de setembro de 1964, foi aprovado o desdobramento do Secretariado Regional Nordeste em três Regionais: Nordeste 1 (Maranhão, Piauí e Ceará. Hoje cada estado é um Regional independente); Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas); e Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). Nesta reunião, o Regional Nordeste 2 apresentou, como Secretário Regional, Dom Helder Pessoa Câmara, e a capital Recife como sede do Regional.

Em janeiro de 1965, durante o Encontro Regional de Natal, foi concretizada a divisão do Regional Nordeste e teve início a instalação do Regional Nordeste 2, com sede no Juvenato Dom Vital (Rua Giriquiti, 48, Boa Vista – Recife-PE – CEP 50000). Atualmente, o Regional está localizado na Rua Dom Bosco, 908, Boa Vista.

Comentários (0)