"Maria é o Templo do Senhor, uma figura do próprio céu." Diz Dom Dulcênio no encerramento da festa da Padroeira

Atualizado em 08/12/19 às 23:033 minutos de leitura397 views
A Festa de Nossa Senhora da Conceição na Diocese de Campina Grande foi celebrada com grande alegria, desde as primeiras horas da manhã centenas de fiéis se concentravam na Igreja Catedral. Às 7h da manhã aconteceu a primeira Missa, dedicada aos devotos da Imaculada. Às 10h, mais uma solene celebração que foi presidida pelo Bispo Emérito de Palmares, Dom Genival Saraiva, concelebrada por Dom Dulcênio, demais padres e assistida por Diáconos Permanentes. Nesta celebração das 10h, Dom Genival lembrou os grandes feitos da Diocese ao longo dos seus 70 anos, também recordou a passagem do jubileu da Igreja Matriz, os 250 anos :"Deus se vale do sustentáculo da Fé, e por meio de uma fé histórica realiza seus grandes feitos, e assim aconteceu com a Diocese de Campina Grande". Disse Dom Genival Saraiva. Procissão e Missa Era por volta das 15h, uma multidão já se concentrava na Catedral, o povo de Deus sentia-se atraído a fazer uma oração diante do Altar Mor. Cada prece suplicante, cada rosa ofertada, a cada agradecimento, a atmosfera espiritual do lugar tomava conta de todos. A oração do Ofício foi um prenúncio de uma caminhada orante. Nas partes externas da Igreja, mais pessoas chegavam, e de repente: Uma multidão tomava a frente da Catedral e esperava o começo da procissão. Os católicos expressavam à Campina, que neste domingo (08) era o ditoso dia da sua Padroeira. Às 16h a Imagem da Imaculada Conceição estava posicionada em um digno andor. Tinha início mais uma procissão da Imaculada Conceição. Nos passos de cada pessoa, a esperança, a fé, a confiança na Virgem Maria, o agradecimento a Deus pela história da Catedral e da Diocese. Conduzindo o povo de Deus, o Bispo de Campina Grande Dom Dulcênio Fontes de Matos e Dom Genival Saraiva, juntamente com clérigos, e seminaristas peregrinaram até o Parque do Povo, onde aconteceu a Missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição. E o Parque do povo, local de tantos eventos da cidade, registrou mais um capítulo na história de Campina Grande com a inesquecível festa da Imaculada; a multidão que veio na procissão, se encontrou com outra grande porção do povo de Deus que já aguardava no Parque do Povo. Homilia O Bispo de Campina Grande para referenciar a grandeza de Nossa Senhora, falou sobre a predileção de Deus para com a simples mulher de Nazaré. O projeto divino da salvação se compraz na pessoa de Maria, a partir da sua obediência, do seu "Fiat". Um sim, conforme Dom Dulcênio, capaz de torna-la Templo do Senhor e Refúgio da humanidade. "Maria traz-nos o Céu em Cristo. Mistério rico! A agraciada é, por isso, Templo do Senhor e por sê-lo é uma figura do próprio céu, daí, chamamo-la "Porta do Céu". Refletiu o Bispo. Dom Dulcênio. Ao fazer menção aos 250 anos de história da Igreja Matriz, hoje a Catedral, o Bispo disse que aquele templo é um sinal da espera pelo céu. "É naquela casa de oração que somos congregados, acolhidos, elevados. Que tenhamos a certa sensação de que, naquele querido templo saboreamos o que nos espera no céu". E por fim falando sobre a festa de Nossa Senhora da Conceição desejou que a experiência vivida fosse um sinal da proximidade com a fé católica. "Atraídos pela ternura da bondosa Mãe, permitamo-nos adentrar nos mistérios do próprio Deus, celebrados em nossos templos católicos. Que a festa da Padroeira ensine-nos acerca das verdades de nossa fé." Concluiu o Bispo de Campina Grande. Dom Dulcênio ainda, por meio de um Anúncio proclamou a abertura do Ano da Fé que será vivenciado no decorrer de 2020. E partindo das Diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB, o primeiro eixo a ser refletido será o Pilar do Pão. Serão trabalhados, o Pão e Caridade, trazendo na proposta à dimensão litúrgica, espiritual e a formação Sacramental. Por fim, o Padre Luciano Guedes, Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese, agradeceu a todos que se engajaram direta ou indiretamente na Festa da Padroeira.
Por: Ascom
Fotos: João Saraiva, Joaquim Urtiga e Wescley Gustavo