Lançamento da Campanha da Fraternidade na Diocese acontece próxima terça feira

Atualizado em 28/02/20 às 17:193 minutos de leitura387 views
Com o Tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), a Campanha da Fraternidade 2020 será lançada oficialmente na Diocese de Campina Grande na próxima terça-feira dia 3 de março,? às 14h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas. O lançamento será feito pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos com um momento celebrativo de sua palavra sobre o tema da Campanha da Fraternidade; após as considerações do Bispo, haverá uma apresentação da Campanha, onde serão discutidos tema, lema e os objetivos. Estarão presentes Padres, Diáconos, Seminaristas, agentes das comunidades, demais povo de Deus que integra as pastorais, grupos e movimentos da Diocese, bem como são esperadas, autoridades civis e representantes de diversos segmentos da sociedade. Inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida, por esta razão, a CF 2020 tratará deste tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Sobre a CF 2020 Objetivo geral Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum. Objetivos Específicos ?Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos; ? Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas; ? Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência; ? Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude; ? Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova; ? Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado,a vida plena do Reino de Deus; ? Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso; ? Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança; ? Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentesem favor da vida; ? Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral. Histórico da CF A Campanha da Fraternidade é vivenciada há 56 anos pelos católicos brasileiros de modo especial durante o período da Quaresma, que este ano tem início no dia 26 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e se estende até o dia 5 de abril (Domingo de Ramos). O objetivo da Igreja no Brasil é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um ou vários problemas concretos que afetem a sociedade, propondo o debate e buscando soluções. A Campanha, por meio de suas peças de estudo, reflexão, divulgação e mobilização (vídeos, texto-base, subsídios e textos pastorais voltados para grupos de jovens, catequese, site e atuação em diferentes plataformas das redes sociais, aplicativo para celular, cartazes, camisetas, entre outros), vai estimular as ações nas famílias, nas comunidades e na sociedade brasileira.
Por: Ascom