Lançamento da Campanha da Fraternidade 2021 na Diocese acontece na quarta feira de cinzas

Postado em 14/02/21 às 08:333 minutos de leitura371 views

A Campanha da Fraternidade  deste ano de 2021 será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. E como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª). Na Diocese de Campina Grande, o lançamento oficial será no dia 17 de fevereiro, na quarta-feira de cinzas, às 16h no salão paroquial da Catedral.

O lançamento será feito pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e pelo Padre Saulo Rodrigues, responsável pelo setor de Campanhas da Diocese, será um momento breve e explicativo acerca do tema e dos objetivos que a Campanha deste ano propõe.

Essa será a quinta Campanha Ecumênica e tem como objetivo geral “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.

Objetivo geral da CFE 2021

• Através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

Objetivos específicos

• Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;
  • Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;
  • Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;
  • Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;
  • Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.

EDIÇÕES ANTERIORES

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom.

A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”.

A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”.

Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

A reflexão da CFE 2016 surgiu a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico.

Histórico da CF

A Campanha da Fraternidade é vivenciada há 57 anos pelos católicos brasileiros de modo especial durante o período da Quaresma, que este ano tem início no dia 17 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e se estende até o dia 28 de março (Domingo de Ramos). O objetivo da Igreja no Brasil é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um ou vários problemas concretos que afetem a sociedade, propondo o debate e buscando soluções.

A Campanha, por meio de suas peças de estudo, reflexão, divulgação e mobilização (vídeos, texto-base, subsídios e textos pastorais voltados para grupos de jovens, catequese, site e atuação em diferentes plataformas das redes sociais, aplicativo para celular, cartazes, camisetas, entre outros), vai estimular as ações nas famílias, nas comunidades e na sociedade brasileira.

Por: Ascom