Justiça Restaurativa é tema de encontro da Pastoral Carcerária da PB em Campina Grande

Entre os dias 15, 16 e 17 de abril, Campina Grande sediará o Encontro Estadual da Pastoral Carcerária. Agentes das 5 dioceses da Paraíba (Cajazeiras, Patos, Guarabira, CG e JP) passarão por uma formação sobre Círculos de Justiça Restaurativa. O tema do encontro é “O Sonho de Deus: um mundo sem prisões” ( Is 58,6 ) e será assessorado pela Ir Maria do Socorro, representante do Brasil na Coordenação Internacional de Justiça Restaurativa.

A Justiça Restaurativa consiste em um paradigma não punitivo, baseado em valores, que tem como principal objetivo a reparação dos danos resultantes do delito causados às partes envolvidas – vítima, ofensor e comunidade – e, quando possível, a reconstrução das relações rompidas.

Segundo a Ir. Socorro, assessora do encontro, a prática da Justiça Restaurativa necessita de pessoas capacitadas que possam atuar na resolução de conflitos e ser agentes de pacificação. “Um processo bem conduzido deve providenciar uma oportunidade ímpar para as pessoas iniciarem um processo de cicatrização dos efeitos do crime e responsabilização pela conduta ofensiva”.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.



You have Successfully Subscribed!

Share This