IV Dia Mundial dos Pobres, na Diocese Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz promove eventos

Postado em 14/11/20 às 08:302 minutos de leitura410 views

"Estende a tua mão ao pobre" (Eclo 7,32), é o tema da IV Jornada Mundial dos Pobres que será comemorado dia 15 de novembro de 2020

Há quatro anos, com a instituição do Dia dos Pobres, o papa Francisco vem a provocar a Igreja para olhar, refletir, agir, rezar e estar com os pobres. Na mensagem deste ano ele diz: “O encontro com uma pessoa em condições de pobreza não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”.

Na Diocese de Campina Grande será realizada uma Missa na Fazenda do Sol às 11h que será presidida pelo Padre Sérgio Leite, Vigário Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz. Neste dia todos os católicos são chamados a rezarem e prestarem solidariedade com gestos concretos aos que mais precisam.

Além desta Missa que será realizada neste domingo (15), o Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz, promoverá dia 21 uma live que abordará a temática deste ano: "Estende a tua mão ao pobre", extraído do livro de Eclesiástico 7, 32. Tanto a Missa deste domingo 15, como a live do dia 21, serão transmitidas no canal da Diocese no Youtube.

Confira a programação: 15/11 - IV Dia Mundial dos pobres Missa Transmissão pelo canal do YouTube da Diocese às 11h

21/11 - Misericórdia em Ação - 13h às 17h no Santuário da Divina Misericórdia

21/11 - LIVE conduzida pelo Vicariato de Caridade, Justiça e Paz da Diocese de Campina Grande, em face das atividades alusivas Dia Mundial dos pobres a partir das 15h com Transmissão do canal do YouTube Diocese CG.

Participação musical Francisco Brito e Rosa Maria, Livian Farias e Acilene Barros.

A história da Jornada Mundial dos Pobres

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

No Brasil, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. Com isso, a Igreja do Brasil assume a Jornada Mundial dos Pobres.

Por: Ascom, com informações Diác. Marco Danillo