Inovação: Veja como foi a Festa de Santa Ana, em Alagoa Nova

Atualizado em 28/07/20 às 12:213 minutos de leitura435 views

De 19 a 26 de Julho, a Paróquia de Santa Ana, na cidade de Alagoa Nova, realizou a festa de sua padroeira de maneira inovadora e tendo em vista a pandemia, inovações foram feitas. As celebrações eucarísticas  ficaram restritas a 30% da capacidade dos fiéis, sendo todas elas transmitidas ao vivo, pelo Youtube da Mix Web Tv e do Facebook da Paróquia de Santa Ana.

Ao longo de 8 dias, Padres convidados e também o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio, presidiram as celebrações Eucarísticas, e refletiram acerca da vida de Santa Ana e São Joaquim, como exemplo de casal e obediência a Deus, e sua importância também no plano de salvação. No domingo (26),  houveram três missas, duas pelas manhã com a consagração à Santa Ana e São Joaquim presidida pelo Padre Jorge, e à tarde, a Missa solene presidida por Dom Dulcênio, que apresentou o novo Vigário Paroquial, o Padre Antoniel Batista.

Além da parte religiosa, a paróquia promoveu a parte social da festa, com Lives de artistas locais e convidados, bem como, os tradicionais leilões e quermesses, e o desfile dos netos e netas de Santana. Este ano a Paróquia realizou no dia 26, o almoço com Santa Ana, servindo uma feijoada no modo delivery, o que se tornou uma inovação.

Como não foi possível realizar a tradicional procissão de encerramento da festa, com as imagens de Santa Ana e São Joaquim, a paróquia inovou e realizou uma grandiosa carreata, percorrendo diversas ruas da cidade, e por onde as imagens passavam, as pessoas rezavam e muitas se emocionavam.

De acordo com o Padre Jorge, Pároco da comunidade, sobre a Festa de Santa Ana de 2020 pode-se dizer que o amor sempre alcança aos seus: "Sim, Deus é Amor e sentimos Ele nos alcançar e levar pela mão todo o tempo! Pois, como seus filhos (as) não podemos ficar apenas reclamando as impossibilidades e as limitações que nos privaram de realizar uma festa como as de anos anteriores. Preferimos ir além, preferimos "ler" os sinais da misericórdia que Jesus revela, que o Espírito Santo suscita nos corações de cada fiel". Testemunhou.

O segredo para a realização da Festa foi senão, inovar e se apropriar do advento tecnológico, utilizando-o a serviço do reino, e assim o fizeram, empreenderam as ideias e aplicaram-nas da melhor maneira possível.

"Encontramos soluções novas para questões novas, diante da pandemia que ainda não está vencida. Com certeza a intercessão de Santa Ana e o amor dos fieis sempre gera uma festa mais linda e emocionante a cada ano. Por isso, rezemos sempre para que a fé seja maior que o medo, para que a dor não vença nossa capacidade de amar e lutar". Concluiu o Pároco.

Com informações: Raphael Cavalcante
Fotos: Pascom Santa Ana